TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Evasão Escolar

Por:   •  28/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE[pic 1]

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI

DISCIPLINA: OTP II

DOCENTE: PAULA KROPF

DISCENTE: REBECA M. PINTO (116006015)

 

PLANEJAMENTO DE AÇÕES: COMBATE A EVASÃO ESCOLAR

Acerca da evasão escolar de um município fluminense, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a equipe de Serviço Social, elaboraram um projeto de intervenção que visa combater essa situação sistêmica e alarmante. O projeto pauta-se no atendimento e acompanhamento às famílias e alunos das unidades escolares, colaborando para a garantia do direito ao acesso e permanência do educando na escola.

Inicialmente, é preciso que a equipe realize estudos e pesquisas que identifiquem o perfil sócio- econômico-cultural da população atendida, suas demandas, características do território, dentre outras temáticas, bem como, faz-se necessário a realização de um levantamento dos recursos da área de abrangência e articulação com a Rede Intersetorial do município para que assim, possa-se traçar o melhor plano de ação para o combate a evasão escolar nas particularidades das instituições locais. Por isso, é preciso de imediato atuar nessas famílias especificamente através de atividades de reuniões, atendimentos individuais e visitas domiciliares para se fazer o diagnóstico das causas da infrequência e evasão escolar.

Primeiramente, os responsáveis pelos alunos serão convidados para participar das reuniões na escola para que sejam orientados e explicado todo o processo, com o objetivo da gradual implicação no acompanhamento dos seus filhos na escola. A medida do possível para cada família, considerando suas particularidades, é necessário neste momento que haja uma relação mais estreita e participativa entre a esfera familiar/escolar.  

Principais Estratégias do Projeto:

•        Fazer levantamento e acompanhamento do quantitativo de baixa frequência dos alunos regularmente, de acordo com a listagem de frequência. Há de se considerar ainda o acompanhamento de usuários do Programa Bolsa Família, nos quais esse fator mostra-se limitante para o acesso ao benefício, sendo uma de suas condicionalidades.

•        Fazer o levantamento do quantitativo de evasão escolar no presente ano e promover a realização de visitas domiciliares para compreensão da situação vivida pelo indivíduo e possível retorno dos alunos evadidos.

•        Elaboração de Mural na escola com informações sobre a Rede de Proteção ao Estudante, o Programa Bolsa Família, bem como outros projetos relativos à Secretaria Municipal de Assistência Social, de Educação, de Saúde, dentre outras.

•        Promover e participar de reuniões, estudos de casos e conselhos de classe, envolvendo toda equipe pedagógica da unidade escolar, com a finalidade de discutir com os professores e demais atores as suas dificuldades em relação à execução de seu trabalho, a relação do professor/ aluno, dentre outras questões pertinentes.

•        Articulação com a rede de assistência social e demais órgãos públicos para encaminhamentos de casos que necessitem de acompanhamento. Frisando-se a necessidade de fortalecimento da parceria com as equipes dos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS e unidades de saúde para viabilizar esse atendimento.

•        Articulação com rede de instituições filantrópicas, ONGs, e outras organizações públicas, para inserção dos alunos em atividades extra-escolar, quando assim lhes interessar.

•        No que compete estratégias para o combate da evasão escolar no ensino médio, planeja-se promover testes vocacionais, debates e palestras acerca das possibilidades de inserção do aluno em universidades públicas e privadas, bem como objetiva-se articular apoios das universidades e instituições de pesquisa, através de projetos extensão.

•        Promover em parceria com a direção um projeto de incentivo a capacitação profissional nesta área, para que os profissionais da educação possuam mais interesse e engajamento na causa.

             Para além das estratégias apontadas acima como primordiais ao combate da evasão escolar, serão promovidas atividades com os alunos e pais. De início conscientizaremos o aluno sobre a importância dos estudos, acerca do valor que tem o conhecimento para o alcance dos seus objetivos e necessidades e consequentemente para a colocação no mercado de trabalho. As atividades com os alunos visam promover um espaço de reflexão compartilhada para os alunos sobre o universo escolar, familiar e comunitário.

             Para isso, serão realizadas semanalmente oficinas de reflexão sobre temas sugeridos pelos alunos, para estimular a participação e o protagonismo destes, através de uma metodologia participativa, com dinâmicas de grupo, rodas de conversa, debates, projeção de filmes, dentre outros recursos. Inicialmente essas atividades serão desenvolvidas em horário escolar, mas no decorrer do processo, obtendo-se o engajamento previsto pelos estudantes, serão pensadas estratégias para transferi-las para o período entre turnos, de modo que não atrapalhe as aulas e o calendário letivo.

Ressalta-se que, inicialmente serão feitas reuniões com os pais dos alunos para esclarecê-los sobre a proposta de trabalho com seus filhos. Prevê-se também, posterior a realização das atividades com as turmas, a realização de encontros com os professores desses alunos para expor os resultados dessas oficinas, com intuito de pensar juntos aos professores formas de lidar com as problemáticas do ensino e interesse escolar.

Acerca das atividades a serem realizadas em conjunto com a família do estudante objetiva-se promover reuniões mensais com os responsáveis visando fortalecer a relação Família x Escola e efetivar o papel da representação dos familiares no espaço escolar, como espaço coletivo, sobre as questões referentes ao desempenho escolar dos alunos e à relação ensino/aprendizagem. A intenção é promover grupos de familiares para participar das discussões e decisões referentes ao universo escolar junto com o corpo docente, direção da escola e trabalhadores da instituição. É preciso democratizar e ampliar o acesso de todos ao ambiente escolar. Além disso, outra proposta para promover maior integração dos pais com a unidade escolar é através da promoção de oficinas para estes, com temas diversos e relevantes como por exemplo: A importância e rentabilidade da reciclagem, Os benefícios do Cadastro Único, dentre outras, a serem definidas a partir do interesse da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com