TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Intervenção Caracterização Socioinstitucional

Por:   •  23/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                                 CENTRO DE ENSINO Á DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL 7° SEMESTRE

                      Supervisora de Campo: Louise de Carvalho da Silva / CRESS n°11492

                      Supervisora acadêmica: Célia Maria de Almeida / CRESS n° 2506

ANA PAULA SCHAUN SANTOS RA: 26402044

   

             CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

RIO GRANDE - RS

2023

           ANA PAULA SCHAUN SANTOS

       


CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado I apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a distância da Universidade UNOPAR como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

                                           RIO GRANDE – RS

                                                      2023

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

  1. - Contextualização histórica da instituição em que está estagiando

1.1 - Identificação da Instituição: 

A ILPI Enfermar lar do Idoso é um espaço particular de caráter residencial, destinado a moradia coletiva de pessoas com idade igual ou a superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, de natureza mista, quinzenal ou semanal, em condições de liberdade, dignidade.

Localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 112, Rio Grande -RS, seu prédio é um antigo hotel histórico da cidade, o Paris hotel, disponibilizando de quartos amplos, área de lazer, refeitório, lavanderia e ambulância própria, conta também com equipe multiprofissionais como enfermeiros técnicos, cuidadores, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta.

A instituição oferta todo suporte necessário para seus idosos, como atividades ao longo do dia, artesanatos, roda de chimarrão, todas quartas feiras são realizadas festinhas comemorativas, além de dispor a levar seus idosos em eventos fora da instituição, com acompanhamento dos profissionais da ILPI.

Nesse sentido possui uma diversidade de competência e serviços voltados a atender o bem-estar de cada idoso institucionalizado.

1.2 Estrutura Organizacional

Atualmente temos como gestora e proprietária da instituição é a Sra. Sandra Becker que também é a enfermeira responsável, conta com o suporte administrativo de seu filho Bruno Billy, acompanhados de uma equipe multiprofissional como a Assistente Social Louise de Carvalho, Fisioterapeuta Carla, Psicóloga Dandara, Enfermeira Flaviana, Artesã Denira, entre outros profissionais dando o suporte necessário para o bom desenvolvimento da ILPI.

A finalidade da instituição é trazer o melhor convívio para cada idoso, garantir sua proteção, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor, com segurança como todo lar deve ser, pois alguns idosos passam por traumas familiares, outros nem tem convívio familiar, a ILPI Lar do idoso se dispõe a trazer o idoso para lar seguro e com toda dedicação necessária que cada idoso necessita.

Sua área de atuação está no município de Rio Grande, localizada bem no centro da cidade, facilitando acesso a secretaria de saúde, hospitais, posto de saúde, buscando atender as necessidades de cada idoso, sendo que muitos usam de fraldas, medicamentos disponibilizados pelo estado.

2- Objetivo Institucional

Seu objetivo é garantir uma melhor qualidade de vida para cada idoso institucionalizado, atuando em suas necessidades básicas, alguns idosos vem de vagas da Secretária Municipal de cidadania e Assistência Social (SMCAS), por estar em situação de risco e vulnerabilidade, sendo assim, a assistente social Louise busca todo suporte necessária para acolher, como providenciar documentação, receber benefícios como aposentadoria, ou BPC.

A Política Pública de Assistência Social de Rio Grande é assegurada pelo LOAS- Lei Orgânica da Assistência Social Lei n° 8.742 de dezembro de 1993.A gestora Sandra e Assistente Social Louise fazem parte do conselho do idoso de Rio grande- RS, buscando sempre garantir todos os direitos assegurados para os idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com