TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

RONI REIS DA LUZ

PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Umuarama - Paraná

2022

RONI REIS DA LUZ

PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.

Umuarama - Paraná

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2.    DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

2.1        CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO.......................................5      2.2  OBJETIVO INSTITUCIONAL        6

2.3        AMBITO INSTITUCIONAL        9

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        11


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como proposta a construção do relatório de estágio curricular obrigatório em Serviço Social I, com objetivo de identificar e analisar as instituições de diferentes setores assistenciais que o profissional em serviço social trabalhará depois de habilitado e capacitado, esse trabalho visa aproximar o acadêmico com seu campo de atuação garantindo conhecimentos básicos necessários para sua atuação profissional.

Devido a pandemia mundial causada pela covid-19 o presente trabalho foi realizado no Modelo - Plano Adaptado de Estágio I, para permitir o entendimento das demandas apresentadas na instituição da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL, através do estudo de pesquisa abordando o histórico da instituição e seus objetivos em relação aos problemas encontrados no dia-a-dia.

Destaca-se ainda que serão abordados durante a atividade conteúdos como: administração da escola, forma de organização política social, expressões das questões, atividades desenvolvidas e gerência do processo de trabalho de um sonho que se tornou realidade.

Nesse modelo de trabalho para obter conhecimento sobre a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL foi realizado pesquisas pela internet no site da instituição, e diante dos materiais disponíveis online foi possível realizar a leitura do histórico da instituição, bem como saber como foram seus primeiros passos. Vale destacar que a EPESMEL não tem finalidade econômica e lucrativa, pois é beneficente, de natureza educacional, assistencial, cultural, de esporte e lazer.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL foi fundada no dia 13 de maio de 1976, porém sua inauguração ocorreu apenas no dia 10 de dezembro de 1976, e é uma das filiais do “Instituto Leonardo Murialdo”. No evento solene de inauguração tiveram presença de autoridades estaduais e municipais. A escola foi construída com o objetivo de minimizar as dificuldades das crianças e adolescentes com menores chances de integração na sociedade londrinense.

A realização desse sonho só foi possível com o apoio de pessoas comprometidas com o bem estar social, o gestor municipal Dr. José Richa no ano de 1974 fez a doação de uma área de 10,89 hectares, situada na BR 369, Parque das Indústrias Leves. Percebe-se que administração municipal naquele período se preocupava em colaborar para tornar esse sonho possível, tanto secretário municipal da assistência social quanto prefeito municipal que fizeram constar no orçamento da Prefeitura recursos destinados à construção das obras.

A EPESMEL é administrada pelos Irmãos e Padres Josefinos de Murialdo. E o diretor atual da EPESMEL é Esvildo Valentino Pelucchi, sendo o 7º diretor desde 2016 até o atual período. A finalidade da instituição é trabalhar em favor dos jovens, crianças e adolescentes mais vulneráveis e necessitados. E sua área de atuação abrange territórios e regiões do Município de Londrina, área urbana e rural e do Distrito de Paiquerê.

Conforme a pedagogia de Murialdo a missão da Escola é de promover a proteção e garantia dos direitos da criança, adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade pessoal e social através da formação cidadã e profissional. Os principais valores da escola são: pedagogia do amor, ética, autonomia, comprometimento, integração e sustentabilidade.

A EPESMEL tem como visão ser uma organização social integrada à família e a rede de proteção à criança e ao adolescente, líder na promoção e defesa dos direitos, com foco no fortalecimento de vínculos e aprendizagem profissional, com estruturas físicas modernas e adequadas e com colaboradores capacitados e motivados.

  1.  OBJETIVO INSTITUCIONAL

Com o objetivo de minimizar as dificuldades das crianças e adolescentes com menores chances de integração na sociedade londrinense a EPESMEL foi fundada. E uma das diretrizes da EPESMEL é a de buscar a articulação entre as redes socioassistencial e intersetorial, como forma de integração das ações públicas e privadas. Existem várias outras diretrizes da escola que serão citadas abaixo.

Diretrizes: Acessar e usufruir de serviços, projetos e programas de qualidade e ter atenção voltada às necessidades sociais, considerando a vulnerabilidade e risco social e pessoal, e a violação de direitos como critério para atendimento.

Diretrizes: Observar a individualidade e as particularidades de cada usuário e seu núcleo familiar, bem como seu contexto socioeconômico e cultural; e dar a atenção aos usuários e suas famílias promovendo uma educação compartilhada e comprometida.

Diretrizes: Envolver educadores e educandos no processo de construção da política socioassistencial; e incentivar o educando para assumir responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com