TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção SS

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LUANA SILVA CARNEIRO – Ra : 7137506439

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SERTÃOZINHO-SP

                                                          2015


[pic 2]

LUANA SILVA CARNEIRO – RA : 7137506439

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado .

SERTÃOZINHO-SP

           2015

[pic 3]

[pic 4]

Local de Estágio : Associação e Apoio e de Bem estar da Criança e do Adolescente Amigos da Casa Rosa[pic 5]

CNPJ :

Endereço : Rua Xavante

Cidade : Distrito de Cândia - Pontal - SP

Tel : 16 3956 1477

Email : amigoscasarosa@outlook.com

Nome do Representante Legal : Fabiano Lacir Bazan

Histórico

         A “Associação de Apoio e de Bem Estar da Criança e do Adolescente, amigos da Casa Rosa” atua a dois anos e seis meses no distrito de Cândia, município de Pontal/SP.  Atendendo crianças, adolescentes e respectivas famílias.

         Acreditamos que um trabalho integrado favorece o desenvolvimento das crianças e adolescentes, por isso, focamos no trabalho em equipe para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas no projeto. Pois visamos garantir a proteção e garantia de direito integral inerente às crianças, adolescentes e famílias inseridas no projeto.

        Para tanto proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o exercício da cidadania, é nossa finalidade, buscamos construir espaço de convivência e formação do protagonismo, estimulando o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem da criança e adolescentes, que acontecerão durante as atividades: culturais, apoio escolar, recreativas, decoupagem, dança informática/jogos pedagógicos, artes e esportivas, provendo a interação entre a aprendizagem, sociabilidade e proteção social, propiciando experiências favorecedoras do desenvolvimento e prevenção de situação de risco social. 

[pic 6]

Finalidades

        Desenvolvimento integral e inclusão social, visando a melhoria na qualidade de vida e a execução da cidadania. Com a economia centrada no agronegócio o distrito de Cândia sofre com problemas como a migração e toda sua consequência social, principalmente na concentração da renda baixa , deixando as famílias em situação de risco social e pessoal , sobrevivendo a situação de insuficiência . Visto as necessidades destas famílias, ofertamos o atendimento e as ações socioeducativas para que estas tenham acessibilidade e desenvolvimento para sua emancipação e autonomia.

Objetivo Geral

            Oferecer às crianças e adolescentes, programas socioeducativos, culturais e artísticos, de modo a contribuir com sua emancipação promovendo à inclusão social. Dar apoio e assistência, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, acesso a serviços setoriais em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes No Distrito de Cândia e município de Pontal, contribuindo para  o acesso dos usuários aos demais direitos, propiciando trocas de experiências, fortalecendo vínculos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver ações socioeducativas que orientam, individualmente ou em grupo, crianças e adolescentes com estratégias de apoio mútuo, reflexão e busca de solução para problemas comuns.
  • Promover o fortalecimento familiar por meio de ações que envolvam toda a família.
  • Promover ações sociais, oportunizando a integração socioeducativa, formação profissional e cidadã, adolescentes e famílias.
  • Envolver as famílias das crianças e adolescentes atendidos no processo educativo e pedagógico.

[pic 7]

  • Trabalhar de forma articulada na rede de atendimento, com as políticas sociais de educação, saúde, trabalho e assistência social, na garantia da proteção integral e do fortalecimento do estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Promover a integração de jovens e adultos ao mercado de trabalho.
  • Promover projetos culturais junto à comunidade local.
  • Promover atividades esportivas.
  • Promover ações de prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
  • Gerenciar, de forma direta, ações compatíveis com a filosofia da Associação, assegurando consenso técnico entre as unidades de serviços da instituição e seus projetos.
  •  Promover a capacitação da equipe.

Público Alvo

Crianças, adolescentes e respectivas famílias que apresentem ou não, baixa renda e em vulnerabilidade social a nível preventivo, atendendo hoje 74 crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 17 anos e 12 adultos.

Área de Abrangência

            Todo distrito de Cândia.

[pic 8]

Introdução

        O presente projeto de intervenção tem como tema o ‘’ Toque da Prevenção ‘’ que tem como objetivo principal orientar as mulheres inseridas na Associação sobre a prevenção do câncer de mama, onde se vê que há muita falta de informação sobre o tema. Propomos desta forma, analisar a prática do Serviço Social no que diz respeito ao orienta-las no que for necessário. Diante disto, a proposta deste estudo é realizar uma análise sobre a atuação e o fazer do Serviço Social inserido nas questões sociais. Ainda, objetiva o esclarecimento e a reflexão acerca das áreas de intervenção. Ao final deste projeto, tecerei as considerações finais sobre a atuação e a prática do Serviço Social em sobre a participação destas junto às ações de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (540.9 Kb)   docx (640.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com