TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto do Estágio

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        03

2.  DESENVOLVIMENTO        04

3.  CONCLUSÃO         11

4. REFERÊNCIAS         12



  1. INTRODUÇÃO

O presente texto tem como objetivo apresentar resultados e reflexões sobre a experiência de estágio nos componentes curriculares em Estágio Supervisionado em Serviço Social I, II e III, do curso de Serviço Social na Universidade Pitágoras UNOPAR da cidade de Arcoverde - PE.

Os estágios supervisionados foram realizados na instituição CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) está situado a Rua Floriano Peixoto, n° 113 no Centro do município de Sertânia – PE, que dispõe em seu quadro profissional Assistente Social.

Entretanto, seu exercício profissional está demarcado por diversas demandas, desafios e perspectivas para a efetivação do direito de mulheres que são vítimas de violência domesticam.

No Estágio Supervisionado em Serviço Social III, está sendo realizado, desenvolvido e avaliado o projeto de intervenção denominado “Serviço Social Diante da Violência Domestíca”, tendo como objetivo promover o debate reflexivo sobre a problemática que aborda a violência contra a mulher na atualidade.

Teremos como base do nosso projeto a Violência Domestica no cotidiano da nossa sociedade, e abordaremos também a importância do Serviço Social na erradicação do problema.

O Projeto de Intervenção é uma iniciativa voltada para aos alunos da turma de travessia do período da noite da Escola Estadual Amaro Lafayette, que tem como objetivo mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, tudo com vistas à prevenção da Violência Doméstica. E ainda levar ao conhecimento do público alvo a atuação e importância que os Assistentes Sociais têm diante desse assunto.

O projeto nasce em um contexto atual, onde se observa a necessidade de ações de voltadas a este público, tendo em vista que a educação é o melhor meio para a prevenção e combate à violência, sendo um mecanismo eficiente na erradicação da violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.

Com a apresentação da problemática que envolve a execução do projeto de intervenção aqui apresentado, contamos com apoios para que se tornasse possível o desenvolvimento desse projeto. Como mencionado anteriormente o projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Amaro Lafayette com isso, tivemos o apoio da diretora para a execução do mesmo, ao apresentar à proposta a professora da turma de Travessia (público alvo) a mesma não se omitiu em ceder uma hora da sua aula para o desenvolvimento do projeto. E ao apresentar o projeto a turma percebeu-se o entusiasmos dos alunos ao abordar o tema as vezes por ser de conhecimento de alguns ou por ser um tema polemico a ser tratado.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Projeto de Intervenção partiu do pressuposto do número de mulheres que relataram em algum momento um conflito em algum tipo de relacionamento durante as visitas domiciliares na maioria dos casos, desta forma se foi a necessidade de ações para intervir e conscientizar sobre essa problemática.

A violência contra a mulher, especialmente a chamada violência doméstica, em suas várias formas, vem assumindo proporções alarmantes em nossa sociedade. Os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, têm contribuído para o enfretamento de parte dos abusos violentos, mas a grande maioria das mulheres que sofrem violência, principalmente nos estratos socioeconômicos desfavorecidos, não recorre à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de desvalia pessoal e de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente.

A rede de assistência à saúde física e mental não tem suportado a crescente demanda de novos casos. Neste sentido, há necessidade do estabelecimento de parcerias para ampliar o atendimento às vítimas de violência doméstica. Qualquer que seja a forma de violência sofrida, além da proteção jurídica, a vítima necessita de acompanhamento e tratamento psicológico.

O problema é que a grande maioria das mulheres que sofreram e sofrem violência não tem condições financeiras de arcar com isso. Para aquelas que desejarem ser ajudadas, oferece-se a inclusão em um grupo de apoio e tratamento onde são utilizados diversos recursos capazes de produzir uma recuperação mais rápida do que em terapias tradicionais, através das chamadas terapias breves e intensivas de grupo. As abordagens de curto prazo são um recurso barato e rápido para tratar problemas emocionais que afetam a maioria das pessoas. Constituem forma privilegiada nas terapias de apoio. Técnicas de relaxamento, hipnose, meditação, autoanálise, trabalho corporal, música, dramatizações, dança e outras são utilizadas na tentativa de tornar mais eficaz e abreviado o processo.

Neste Projeto de Intervenção tem como o objetivo geral: lavar ao conhecimento dos alunos da turma de Travessia da Escola Estadual Amaro Lafayette como e onde denuncia os maus tratos sofridos pela mulher, trazer novas chances de fortalecimento de vinculo e convívio familiar e ainda auxiliar as mesmas na reinserção no mercado de trabalho para a sua subsistência e dos seus filhos.

Os objetivos específicos são: sensibilizar os alunos dos respectivos direitos e deveres acerca da violência doméstica e as consequências que esta traz ao desenvolvimento do convívio familiar. trabalhar com os alunos as consequências da violência doméstica no desenvolvimento físico, psíquico e social da mulher vitima de violência domestica. desenvolver ações que promovam o olhar critico dos alunos a respeito da violação de direitos diante da violência domestica; trazer a importância do profissional em Serviço Social esteja atuante nessa questão; mostrar que a violência domestica é uma violação de direito;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com