TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pré-Projeto de Intervenção

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]       

PRÉ PROJETO DE INTERVENÇÃO

Nome: Lenice da Silva Conceição RU: 530712

Local de Estágio: Centro de Referênica de Assistênica Social- CRAS I Vovó Dolores

Supervisora de Campo: Joelma Ferreira Barros CRESS/PA:  6404/PA

1. TEMA

O Fortalecimento de Vínculos Familiares com o Idoso

2.CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE INSTITUCIONAL

O Centro de Referência de Assistência Social- CRAS I “Vovó Dolores”, localizado a Rua Acesso 08, 877 Bairro Sudam I Altamira-Pará, inscrito no CNPJ nº 28.546.334/0001-84, tem como coordenadora Regiane Souza Santos, com uma abrangência Municipal englobando a Zona Rural conforme sua abrangência, o horário de seu funcionamento das 08:00 às 12:00 e das 14:00 ás 18:00, de segunda a sexta feira. Tem como vinculação administrativa (mantedora): Secretaria Municipal de Integração Social- SEMIS/Prefeitura Municipal de Altamira.

O CRAS I é uma Instituição Pública Estatal e é responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assistência social do SUAS nas áreas consideras vulneráveis e com algum risco social no município. É o espaço onde os serviços de proteção básica são executados de forma direta em articulação com outras redes e a assistência social, enquanto politica pública que compõe o tripé da seguridade social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação Inter setorial com outras politicas sociais, particularmente, as públicas.

Seu principal trabalho é o PAIF-Proteção e Atendimento Integral à Família, dando auxílio e orientações às famílias para prevenir situações de vulnerabilidade social ou violência. Através do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos. O trabalho exercido com as comunidades carentes ou pessoas em condições desfavoráveis e até mesmo dependentes químicos são diariamente amparados pelos serviços, que oferecem tratamento e assistência psicossocial.

   

3.PROBLEMATIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A problemática enfrentada pelo idoso é o abandono familiar, é um assunto que precisa ser acompanhado pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), pelo CRAS I Vovó Dolores para que os idosos recebam apoio para se sentirem amados e importante.

Depois que os filhos crescem e conquistam a independência financeira, é normal que eles saiam da casa de seus pais para poder morar sozinhos. No entanto, em alguns casos, o idoso acaba sendo deixado de lado pelos seus familiares, que não vão mais nem sequer visita-los.

Existe situações em que os idoso são inseridos em casa de repouso, o que não há nenhum problema já que existe instituições que oferecem toda a estrutura necessária para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Contudo vale ressaltar que é muito importante que eles recebam visitas de seus familiares constantemente, o que não acontece. Muitos deles deixam na casa de apoio e nunca mais volta para vê-lo.

Os idosos precisam de atenção e a falta de respeito é uma atitude que pode magoá-los e deixá-los tristes, facilitando o desenvolvimento de quadros de depressão, doença que pode prejudicar a sua qualidade de vida.

O pré projeto de intervenção visa à diminuição do abandono familiar ao idoso, que no momento de sua fragilidade, é no momento em que ele ou ela mais necessita do apoio familiar. É importante manter o vínculo familiar para sempre, mais existe muitas famílias rompendo esse momento que é tão importante para o idoso, é nesse momento em que o idoso necessita do apoio da familiar.

4. JUSTIFICATIVA

A importância da qualidade do relacionamento entre o idoso e a sua família é salientada por Gaiarsa (1986) e Mazo (2001), ao afirmarem que um idoso esquecido ou com tratamento inaquado em muitos casos sugere uma vingança inconsciente por parte das pessoas do seu convívio relativas as vivências anteriores, embora também possam ocorrer devido a não adaptação do idoso à família após dedicar toda sua vida ao mundo do trabalho, ao conflito de gerações, às divergências de comportamento, à dependência química e alcoólica por parte dos familiares, às limitações financeiras e à escassez de relacionamentos sociais, dentre outras possibilidades. É importante a necessidade de proteger e cuidar da população idosa, aquela que já fez tanto por nós, seja criando uma base sólida nos valores da sua família, seja nas conquistas feitas através de seu trabalho realizado durante todos os últimos anos. Por isso, são realizadas atividades para a população idosa, como, palestras, sessões de atividades físicas, aulas de artes manuais, artesanato e outras, são atividades ofertada pelo CCMI (Centro de Convivência Municipal do Idoso), localizada na Rua Passeio, S\N, Bairro Premem, Altamira-PA. O profissional da Assistência Social deve ofertar os seguintes benefícios aos idosos, Passe Livre no transporte público urbano; meia entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, atendimento preferencial e individualizado em órgãos público e privado; vagas exclusivas de estacionamento, fornecimento gratuito, pelo poder público, de medicamentos de uso continuado. É importante lembrar que o profissional deverá oferecer um ambiente seguro que possibilite a pessoa idosa expressar o que está passando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com