TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pré projeto

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: A relação entre o trabalho e a evasão escolar.

JUSTIFICATIVA: Ao longo dos cinco semestres cursando Serviço Social, percebemos os colegas de classe que praticam alguma atividade laboral paralelamente aos estudos tendem a não concluir o curso, evadindo-se. A partir disso surgiu a curiosidade de investigar até que ponto o trabalho prejudica o andamento dos estudos e contribuir na construção de conhecimento já que na área de Serviço Social a literatura do assunto é precária. As leis nº 9394, art. 4º item VII e o art. 37, parágrafo 2º que falam sobre a inclusão e permanência do cidadão em ambiente escolar, indicam que o profissional em Serviço Social pode intervir para o enfrentamento da questão citada.

PROBLEMÁTICA: No início do ano letivo o numero de alunos matriculados é superior ao número dos concluintes, principalmente quando nos referimos ao turno da noite. Dentre os alunos que abandonam o ambiente escolar estão os que exercem alguma atividade laboral paralelo aos estudos. Assim, procura-se explorar quais motivos influenciam um aluno que exerce atividade remunerada a abandonar seus estudos?

OBJETIVO GERAL: Verificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos do Curso de Serviço Social da FAPAN, no período de 2011 até 2015.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Traçar o perfil dos alunos que não abandonaram o curso de serviço social da FAPAN; Esclarecer sobre a relação vida escolar e atividade laboral junto aos alunos do curso de serviço social; Identificar as ações desenvolvidas para a permanência dos aluno(a)s no curso de serviço social da FAPAN.

REFERENCIAL TEÓRICO: (CONSIDERAÇÕES)

METODOLOGIA: Será utilizada a pesquisa qualitativa exploratória, que para Gil (2008) “têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”, pois se buscará informações acerca de um tema com pouco conteúdo produzido. O método de abordagem da realidade a ser utilizado será o método dialético por ser o único a apreender a realidade dinâmica em sua totalidade, considerando influências politicas, econômicas, culturais e etc. Minayo nos diz que “a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares”, relacionada aos significados das relações sociais e o que elas expressam enquanto realidade social. Deste modo, optou-se, pela mesma para o tratamento dos dados no presente estudo. Para coleta de dados serão feitas entrevistas semiestruturadas que segundo a autora, tem a finalidade de “construir informações pertinentes para um objeto de pesquisa” combinando “perguntas fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada”. As entrevistas serão realizadas com os alunos, professores e o profissional de serviço social. A análise de dados será feita com a técnica de interpretação que segundo Minayo nos permite ir além do material, buscando os significados e representações sociais contidas nas respostas a fim de relacionar os atores envolvidos.

REFERÊNCIAS

BORJA, Izabel M. F. de Souza; MARTINS, Alcina M. de Oliveira. Evasão escolar: desigualdade e exclusão social.

CERATTI, Márcia R. Neves. Evasão escolar: causas e consequências.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, Maria C. de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PEDRALLI, Rosângela; CERUTTI-RIZZATTI. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com