TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que trabalha o serviço social?

Por:   •  15/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

O que trabalha o serviço social?

Para que se possa analisar os encargos de um profissional formado em serviço social, primeiramente é necessário compreendermos o significado de questão social, e em que momento histórico tal expressão surgiu.

A expressão questão social, surgiu durante a Segunda Revolução Industrial (Europa, século XIX). Mediante ao feroz sistema capitalista, o qual tem como propósito, o enriquecimento da burguesia, os detentores dos meios de produção, através da exploração do proletariado, que são aqueles que vendem sua força de trabalho.

Diante a esse sistema, observa-se que a produção de riqueza se tem como coletiva, entretanto, sua apropriação como sendo privada. Portanto, os trabalhadores produzem a riqueza e os capitalistas apoderam-se dela. Disseminando assim a desigualdade sócioeconomica.

A questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões tramada na dinâmica das relações de poder e dominação. TELES, (1996, p. 85)

Logo, compreende-se a questão social, como um estudo da sociedade, ligada a uma reflexão a partir da ótica em que se encontra a maiori1507478a da população. Exibindo as mais diversas categorias de desigualdade entre homens, assim como a luta pelos direitos e resistência à subalternação.

A partir dessa análise a respeito da questão social, é possível compreender as incumbências do serviço social.

Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”. IAMAMOTO, (1997, p. 14)

Analisando o trecho acima da Dra. Marilda Villela Iamamoto, observa-se que o objeto do trabalho do assistente social, é a questão social. Desempenhando o papel de mediador para a diminuição da desigualdade. A partir do compromisso do enfrentamento à pobreza, para que assim todos tenham acesso a bens e serviços que garantem uma vida digna.

Para que isso ocorra, segundo Iamamoto, é necessário que o profissional de serviço social trabalhe na defesa dos direitos sociais e humanos, e que atue nas políticas públicas, uma vez que estas as efetivam.

Retomando a análise anterior, na qual foi afirmado que a questão social é o objeto do trabalho do assistente social. É válido comentar que para alguns a questão social é objeto específico para o serviço social, enquanto para outros a questão social não define apenas o objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com