TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Analise De Swot

Monografias: O Que Analise De Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira Cooperativa de Crédito Rural surgiu em 1902, sob a inspiração do padre jesuíta Theodor Amstadt, na cidade de Nova Petrópolis – RS. A Caixa de Crédito Rural –

COOPERRURAL – que permanece em atividade até hoje. Ainda sob a influência do padre Theodor, de 1923 a 1938 foram fundadas mais de 26 Cooperativas de Crédito.

A primeira Cooperativa Agropecuária de destaque e que impulsionou a criação de outras tantas cooperativas do ramo, foi a “ COOPERATIVA AGRÍCOLA CAXIAS”, fundada em 12 DE Outubro de 1911 na cidade de Caxias do Sul – RS. De Setembro de 1911 1 Dezembro de 1912, sob a ação fundamental do doutrinador e técnico D. Giuseppe Di Stéfano Patornó, foram organizadas mais cooperativas na região. Simultaneamente, nasceram, na mesma região as primeiras cooperativas de produtos derivados de suínos, laticínios e de madeira, bem como uma união das cooperativas do RS, cuja ata de fundação data do 20 de setembro de 1912.

Quanto as Cooperativas Escolares, tiveram muito sucesso em São Paulo nas décadas de 40 a 60, chegando a existir cerca de 100 delas. Nesta época os professores tinham incentivos somando pontos promocionais para gerenciar estas cooperativas.

No mundo, os países a adotarem este segmento cooperativista foram á França em 1919 seguida da Polônia e Filipinas. No Brasil, estas Cooperativas datam a partir de 1933. No estado de Santa Catarina, a primeira Cooperativa- Escola nasceu em 1965 no Colégio Agrícola de Camburiú, a CACAC. A Cooperativa-Escola dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, - COAFEC, - foi fundada em 22-11-1968.

O Cooperativismo brasileiro é hoje uma importante força econômica no País, composto por 7.549 Cooperativas singulares dos diversos ramos, com 5258 milhões de Cooperados gerando de forma direta, cerca de 172 mil Empregos. As cooperativas são responsáveis por um volume de transações econômicas equivalente a 6% PIB (Produto Interno Bruto). A primeira cooperativa, constituída no ano de 1902, ainda está em atividade.

O sistema cooperativista é composto por pelo menos 13 ramos, de acordo com as especificidades das respectivas atividades econômIcas. O ramo mais forte em termos de faturamento é o Agropecuário. Em número de cooperativas é o de Trabalho e, em número de cooperados, é o de Consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com