TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ciência

Trabalho Universitário: O Que é Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Em nossas atividades cotidianas, presenciamos fenômenos que ocasionam muitos questionamentos que nos cercam, levando a conhecimentos de certos fatos sem mesmo ter estudado ciência profundamente. Tais conhecimentos são provenientes do senso comum, tendo explicações baseadas em experiencias e observações, sendo muitas vezes generalizadas e aceitas sem questionamento.

Já o conhecimento cientifico esta na maneira de transmitir e explicar o saber, pois o conhecimento cientifico estuda, aprofunda e testa seu conhecimento. Ele é critico, baseado em experiências que procura explicações profundas e exatas de uma forma organizada, enquanto o senso comum procura dados imediatos e não aprofundados.

O cientista factual, assim como o abstrato, depende de deduções, mas também de experimento. Além observar e deduzir, como um matemático, ele experimenta. Ele não apenas observa e registra os fatos, ele tenta com frequencia reproduzir os fatos observados, o que é chamado de experimentação.

As ciencias factuais são divididas em duas vertentes por alguns filósofos das ciências em ciências naturais e ciências humanas, o qual uma se preucupa mais com pesquisa e a outra com comportamentos humanos e sociais. Cada uma dessas áreas tem particularidades diferentes, como técnicas de observações, pesquisas que não são iguais nas duas areas. Contudo, também apresentam particularidades iguais tanto que podem ser encuadrados em um grupo de ciências.

As ciencias factuais são as ciencias cujo os objetos são fatos, fenômeno ou situações reais. Ela elabora conhecimentos a partir de fatos físicos, biologicos, psicologicos ou sociais, sendo sempre fenômenos do mundo real. A cência tenta alcançar a verdade por mais difícil que seja consegui-la, mas tentam se aproximar ao máximo delas.

Ciências Humanas é um campo novo, mas que apresenta curiosidades de muitas décadas atras. Esaa ciência também é factual mas não se apega somente aos fenômenos naturais, o interesse delas são os fenômenos e atividades relacionadas com o Homem, cultura, sociedade e a linguagem

Quando um cientista começa a fazer pesquisa ele começa com um certo conheciemento , baseada numa formação anterior que o cientista já fez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com