TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIMENTO DO IDOSO APÓS O ABANDONO DA FAMILIA

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA...

O SENTIMENTO DO  IDOSO APÓS O ABANDONO DA FAMILIA

  1. INTRODUÇÃO

Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais onde a família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar-lo garantindo-lhe o direito à vida, participação e integração na comunidade, mantendo sua dignidade e bem estar preservados. O Idoso deve ter liberdade e autonomia, não pode sofrer discriminação de qualquer natureza e deve viver preferencialmente junto a família onde a mesma deve assisti-lo em suas carências ou enfermidades.

A pessoa idosa durante o processo de envelhecimento sofre várias alterações que os tornam frágeis, gerando uma condição de dependência, e necessita da ajuda da família, especialmente para auxiliá-lo na satisfação das suas necessidades básicas. Essa fragilidade muitas vezes associada a uma doença crônico-degenerativa ou a um quadro de comorbidade gera risco para o idoso, que se não for cuidado adequadamente pode sofrer várias conseqüências, que estão principalmente relacionadas ao abandono por parte da família que os deixam vulneráveis levando a um déficit qualidade de vida.

Atualmente o envelhecimento é um tema que vem adquirindo importância cada vez maior, tanto mundial, quanto nacionalmente. Estima-se que em 2008 no Brasil, havia 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, nos próximos anos, poderá superar 30 milhões de pessoas de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Muitas vezes o cuidado com esse idoso gera uma sobrecarga devido à dependência e  a fragilidade  o que prejudica as relações interpessoais dentro da família criando um clima de estresse e conflitos, levando a família a abandoná-lo, o que proporciona um déficit emocional de grande relevância, tornando fundamental a busca de compreensão desses sentimentos, bem como a busca ativa de ações para reverter essa instabilidade emocional.

Trata-se de uma pesquisa de ordem intelectual, cujo objetivo é alcançar novos conhecimentos a partir de uma revisão bibliográfica, como também de pesquisa de campo na cidade de Araguaína, em que serão observadas e analisadas as condições dos idosos abandonados e os sentimentos dos mesmos.

  1. JUSTIFICATIVA

A alta incidência de abandono familiar na terceira idade faz surgir uma preocupação com a instabilidade psicológica, social e física do idoso, levando a uma questão polemica onde procura-se compreender quais os motivos que levam os familiares a cometer esse abandono, bem como de um conjunto de ações para assistir esse idoso.

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

O que proporciona esse sentimento de abandono no idoso familiar?

  1. HIPOTESE

No geral qualidade de vida na terceira idade desejar, gerando sentimentos e carências afetivas que trazem conseqüências em âmbito psicológico e social definindo índices elevados de idosos com instabilidade emocional, sendo importante prioriza um cuidado humanizado tanto por parte da família como da equipe de enfermagem.

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL
  • Investigar o sentimento da pessoa idosa diante do abandono familiar.
  1. ESPECIFICOS
  • Entrevistar idosos visando compreender seus sentimentos diante do abandono familiar;
  • Identificar suas necessidades e carências psicoafetivas;
  • Buscar os motivos que levam os familiares a abandonar a  pessoa idosa;
  • Analisar a qualidade de vida na terceira idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com