TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Itacoatiara

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO 4

2.1.1 Identificação da Instituição 5

2.1.2 Estrutura Organizacional 6

2.2 OBJETIVO INSTITUCIONAL 7

2.2.1 Natureza dos programas e projetos 7

2.2.2 Política Social 7

2.2.3 Recursos Financeiros 8

2.3 ÂMBITO INSTITUCIONAL 9

2.3.1 Caracterização da população 9

2.3.2 Processo decisório 10

2.3.3 Relação demanda/cobertura do atendimento 10

2.3.4 Serviço Social na Instituição 10

2.3.5 Cotidiano do exercício profissional 10

2.3.6 Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais 11

2.3.7 Dimensão ético política 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O estágio profissional é uma fonte de conhecimento. Por meio do estágio, se vivencia a realidade profissional e se coloca em prática a teoria estudada.

O presente relatório tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio em Serviço Social I, realizado na ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE no município de Itacoatiara/Amazonas.

Para isso, foi realizada observação dessas atividades, tendo a supervisão de uma assistente social, graduada em Serviço Social e com registro no CRESS, com o intuito de relacionar a teoria com a prática, através da realidade dos usuários. Além de pesquisa bibliográfica em sites na internet, no Manual de Fundação das APAES, no Estatuto das APAES e na própria instituição. Seguindo o roteiro para a sua elaboração contendo informações sobre a contextualização histórica, estrutura organizacional e objetivo da instituição, além da caracterização da população que utilizam os serviços e o papel desenvolvido pelo Serviço Social.

2 DESENVOLVIMENTO

Para se traçar a história da instituição APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS de Itacoatiara se faz necessário enfatizar que historicamente, as pessoas com deficiência sempre sofreram algum tipo de rejeição, discriminação e preconceito. Seja por parte da própria família, seja por parte da sociedade como um todo. O que agravava mais essa situação são políticas públicas ineficientes, que não garantiam da forma que deveriam a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Atualmente as pessoas com deficiência têm seus direitos garantidos na Constituição Federal, nas Constituições Estaduais e em Leis Orgânicas Municipais ou Distrital, Tradados e Convenções Internacionais, e essa legislação tem tido, nos últimos anos, uma melhoria significativa em garantir o direito das pessoas com deficiência. Mas, apesar de uma série de leis e decretos que garantem os diretos das pessoas com deficiência, ainda encontram dificuldades de inclusão social.

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

A luta pela inclusão social das pessoas com deficiência surge por parte das famílias. Que buscavam alternativas para garantir os direitos de seus filhos como cidadãos. Toda essa mobilização teve apoio de profissionais, amigos e familiares, na perspectiva de inclusão social.

A primeira APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS prestando serviços de educação, saúde e assistência social, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, quando um grupo formado por pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, foram motivados por Beatrice Bemes. Recém-chegada ao Brasil, vinda dos Estados Unidos, Beatrice era membro do corpo diplomático norte-americano, mão de uma portadora de Síndrome de Down e já havia participado da fundação de mais de duzentas e cinquenta associações de pais e amigos, no seu país.

A partir dessa iniciativa, surgiram outras APAES em vários estados do país e pela primeira vez, se discutia a questão da inclusão social das pessoas com deficiência. Com isso, surgiu a necessidade de criar um organismo nacional, formando uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em 10 de novembro de 1962, foi fundada a FENAPAES – FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES:

Tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento Apaeano perante os organismos perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAES, na perspectiva da inclusão social de seus usuários (ESTATUTO APAE 2015).

Com a criação da Federação, adotou-se o símbolo que é marca registrada das APAES. A figura de uma flor Margarida, com pétalas brancas, centro amarelo ouro, pedúnculo e duas folhas verdes, uma de cada lado, ladeada por duas mãos em perfil, na cor branca, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação; abaixo, partindo do centro, dois ramos de louro, com vinte e sete folhas, representando os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Atualmente, o Movimento Apaeano, é uma grande rede e o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação. “Com a FENAPAES – FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES, 23 Federações das APAES nos Estados e mais de duas mil APAES distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a cerca de 250.000 pessoas com deficiência.” (APAE BRASIL, 2014).

2.1.1 Identificação da Instituição

A APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPICIONAIS de Itacoatiara, foi fundada em 28 de junho de 1979, por um grupo de amigos, e assim como todas as outras APAES no Brasil, surgiu dessa necessidade de inclusão social das pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com