TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.040 Palavras (21 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a adolescência propriamente dita já é uma fase difícil na vida do ser humano, pois é nela onde ocorrem as várias transformações tanto fisiológicas como psicossociais, e estas estão diretamente ligadas a estímulos desencadeados por alterações hormonais que são característicos da puberdade. Estas alterações hormonais devem ser devidamente acompanhadas, por estarem atreladas ao seu desenvolvimento pleno como ser humano, e diante de tal motivo é necessário que a família e uma equipe multiprofissional em particular a enfermagem, prestem uma atenção holística a esses adolescentes. Nesse sentido, evidencia-se que é de grande relevância abordar a questão da gravidez precoce na adolescência, por se tratar de um grave problema social, uma vez que sua ocorrência é marcada por uma série de consequências para a vida de muitas mulheres atualmente.

O presente estudo monográfico, cujo tema é Serviço Social e Gravidez Precoce: o Trabalho do Assistente Social na Conscientização e Enfrentamento da gravidez na adolescência visa, no entanto, apresentar e discutir acerca das principais estratégias prevencionistas, tais como métodos contraceptivos e como estes podem ser utilizados pelas mulheres de forma segura, de forma a evitar uma gravidez nessa idade. O que representa também um aspecto importante, por se tratar de uma das premissas que estão relacionadas com a questão da gravidez precoce, pois, a falta de acesso, também expressa a ineficiência de determinados serviços públicos, estes que por sua vez, são direitos fundamentais dos cidadãos.

Discutir os métodos contraceptivos e como estes podem ser utilizados pelas mulheres de forma segura, representa também um aspecto importante, por se tratar de uma das premissas que estão relacionadas com a questão da gravidez precoce, pois, a falta de acesso, também expressa a ineficiência de determinados serviços públicos, estes que por sua vez, são direitos fundamentais dos cidadãos. Deste modo, levantar a discussão acerca da eficiência dos serviços de saúde, no tocante ao trabalho para prevenção e conscientização da gravidez precoce entre adolescentes é fundamental, tendo em vista que é papel do assistente social, bem como dos profissionais da saúde atuarem no sentido da plena efetivação das políticas de assistência à saúde.

Nessa perspectiva, este estudo se mostra relevante por ser tratar de uma importante discussão que tem contribuição para o campo do Serviço Social, tendo em vista que diversos assistentes sociais trabalham em unidades de saúde, prestando serviços de atenção básica de saúde. Além de servir como uma importante fonte de informação atualizada para os graduandos em Serviço Social, bem como os profissionais que trabalham diretamente com adolescentes na perspectiva de instruir quanto aos riscos e consequências da gravidez precoce e a sociedade como todo um todo.

Convém abordar fatores que atentem a seguinte questão: Quais as ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas pelo Assistente Social no sentido de conscientizar sobre a gravidez precoce na adolescência? Revelando que a prevenção sempre é a melhor forma de se evitar complicações futuras, uma vez que a adolescência é marcada por etapas em que envolve estudos, visão de trabalho futuro, fora a questão hormonal que os deixam vulneráveis e até despreparados. Além de que não somente a gravidez, mas outras consequencias como uma doença sexualmente transmissível também se faz necessário lembrar.

Deste modo, partindo dos objetivos estabelecidos para a realização deste estudo, na perspectiva de compreender como o assistente social pode atuar no sentido de garantir os direitos dessas adolescentes e sobretudo lhe conferir o acompanhamento e proteção adequada, tem-se como geral: Ressaltar as principais estratégias e ferramentas que podem ser empregadas pelo Assistente Social visando a conscientização e enfrentamento da gravidez precoce na adolescência.

Nessa perspectiva, será apresentado de forma resumida a história do Serviço Social no Brasil, apontando suas principais características para atuação do profissional em diversas áreas. Além de evidenciar como se constitui historicamente e se caracteriza a sexualidade nesta fase, bem como a educação sexual. Especificamente, convém, também, discutir os impactos socio-político-econômicos e culturais, bem como as consequencias da gravidez precoce na vida das adolescentes. Visa apontar, sobretudo, as políticas de saúde, bem como ações educativas e assistenciais voltadas para a prevenção e conscientização da gravidez precoce no Brasil fruto do trabalho do Assistente Social.

É extremamente relevante tal abordagem por ser tratar de uma importante discussão que tem contribuição para o campo do Serviço Social, tendo em vista que diversos Assistentes Sociais trabalham em unidades de saúde, prestando serviços de atenção básica de saúde.

A pesquisa será desenvolvida com base em material já elaborado e publicado, tais como artigos científicos, teses e dissertações. Destaca-se ainda, que serão utilizadas como estratégias de busca as bases de dados indexados na Bireme, SciELO , bem como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de diversas instituições e autores, bem como, Iamamoto (2004), Mota (1998), Guerra (1998), Piana (2009), dentre outros, na perspectiva de buscar artigos originais e revisões cuja temática contempla gravidez na adolescência e assistência social, cuja publicação ocorreu entre os anos de 2007 e 2017.

Dessa forma, destaca-se no primeiro capítulo uma abordagem breve da institucionalização da profissão em Serviços Sociais no Brasil com o intuito de reconhecê-la como fundamental na assistência acerca de assuntos relevantes ao convívio social, conforme aponta o estudo suprecitado.

O surgimento do Serviço Social remete, indiscutívelmente, a necessidade de reestruturação e controle de desordem social estabelecida pela classe trabalhadora que vivia sob condições alarmantes de exploração trabalhistas.

Conforme Sousa (2018), “a profissão do assistente social foi oficializada em nosso país na data de lei 8.662 de 7 de junho de 1993, através da promulgação da lei civil 8.662”. Com a lei foi possível a criação de ógãos importantes como o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, antigos CFAS E CRAS, respectivamente.

No segundo capítulo, ressalta-se aspectos da sexualidade na adolescência bem como se apresenta na sociedade, destacando fatores que influênciam a questão para uma educação sexual que aponte o uso de contraceptivos e consequências quando há desuso do mesmo.

No terceiro capítulo, destaca-se como consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com