TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

1° Bimestre                2° Bimestre                2ª Chamada              Prova Final[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

ATIVIDADE

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Esta atividade:

1- Substitui a prova do 1º bimestre de 2020.1, dentro dos limites atribuídos pela Resolução D.G Nº 03 de 20 de abril de 2020;

2- Deve ser enviada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, obedecendo o cronograma de definido pela Coordenação de Curso e Docente;

4- Tem valor de 0 a 10 pontos, com peso 6 (seis);

5 - Comporá parte da nota bimestral, sendo somada às outras atividades com peso 4 (quatro).

QUESTÃO – PROBLEMA

A Constituição Federal de 1988 situou-a no âmbito da Seguridade Social e abriu caminho para os avanços que se seguiram. A Assistência Social, desde os primórdios do Serviço Social, tem sido um importante campo de trabalho de muitos/as assistentes sociais (PARÂMETROS DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CFESS, 2011).

A Política de Assistência Social se configura como uma da políticas que compõem o tripé da Seguridade Social, ganhando destaque a partir dos anos de 1990, chegando à atualidade como uma das políticas de maior destaque no enfrentamento às expressões da questão social.

Com base nas discussões feitas sobre a Proteção Social no Brasil, a Seguridade Social e a relação com o Serviço Social, trace uma linha histórica da Política de Assistência Social no Brasil. Siga as seguintes critérios:

  1. Siga uma ordem cronológica iniciando na Constituição Federal de 1988;
  2. Destaque os acontecimentos históricos;
  3. Quantidade de páginas é livre.
  4. Tarefa pode ser feita em dupla, contudo os DOIS alunos devem postar no seu respectivo ambiente;
  5. Utilize os textos da disciplina como base para a construção da referida atividade;
  6. Faça as devidas referências bibliográficas (fontes, autores, textos).
  7. Sigam este modelo de estrutura, para o envio do trabalho;
  8. Atenção ao prazo limite para postagem.
  9. A única forma de envio aceitável é pelo AVA.

RESPOSTA

Ao longo da História a Assistência Social definiu-se como uma política formada em clientelismo, desempenhada pela sociedade de acordo com as bases da moral e da tradição. A Assistência Social conquistou destaque de política pública a partir da Constituição Federal de 88, e de sua regulamentação por meio da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993. A aprovação da Constituição Federal em 1988 simbolizou um grande marco, foi determinado como medida de segurança social, com caráter universalista fundamentado em direitos da cidadania. Com isso, elaborou-se um novo sistema de segurança social alicerçado nos três pilares de seguridade social, saúde e assistência.

De acordo artigo 203 e 204 da CF, a assistência social é reconhecida como um direito universal. Em 1993 a Política de Assistência Social passou por vários avanços, tendo como exemplo: a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), essa lei declara a Política Assistência Social como direito de todo cidadão e dever do Estado.

A década de 30 foi apontada pelo período de movimentos de vários grupos sociais intencionando a redução das desigualdades sociais e econômicas, e a inclusão da população ao estatuto da cidadania.  Os cidadãos que são conceituados como improdutivo para o sistema capitalista é que intermetem suas necessidades no campo da proteção social, ou seja, os demandatários de proteção social são denominados por incapazes de se autosustentar mantido pelo salário proveniente do emprego ou trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com