TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.753 Palavras (24 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 24

SERVIÇO SOCIAL – 7° SEMESTRE

Professor (a) à Distância: Maria Elisa Cléia Nobre

Professora Presencial: Ivanda Martins

Competências Profissionais

(Atividades de Práticas Supervisionadas – ATPS)

DENISE AMÂNCIO ABREU RA – 4916919710

DOMINGAS ALVES MEDEIROS RA – 5532118723

EVANE ROCHA LÔBO – 5703153681

INGRID LUANY OLIVEIRA DOS SANTOS RA – 5560126299

MÁRCIA REGINA DE ANDRADE RA - 1299853922

TAGUATINGA – DF

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como resultado os conhecimentos adquiridos na disciplina Competências Profissionais que traz como desafio a produção de um relatório de pesquisa sobre o desempenho esperado do Assistente Social na atualidade. Dessa forma, o grupo deverá aprofundar seus conhecimentos sobre a Lei 8.662/1993, conhecer a importância sobre as forças e as demandas referentes à elaboração dessa Lei que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, entender como se deu o processo histórico de reconceituação do Serviço Social ao longo das décadas. 

Abordaremos também as lutas enfrentadas para a criação dos Conselhos de fiscalização, os quais inicialmente eram autoritários e impositivos, no entanto através de uma grande movimentação e debates foi possível aos poucos mudar esse cenário.

Discutiremos sobre a Resolução CFESS Nº 569, que veda a realização de terapias associadas ao profissional de Serviço Social e destaca as competências atribuídas à profissão.
Apresentar dentro desse contexto os fatos relevantes sobre a atuação do profissional de Serviço Social na sociedade contemporânea, bem como os desafios e problemas que surgem no cotidiano desse profissional.

O grupo elaborou um questionário, que será respondido por uma profissional de serviço social, foi respondido conforme o seu conhecimento e a sua experiência acadêmica, devido a escassez de vagas na área do Serviço Social, a mesma ainda não está exercendo a profissão, porém com o seu alto conhecimento fez com que houvesse um  enriquecendo ainda mais o nosso trabalho, foram feitas dez perguntas, as respostas estão descritas na íntegra para conservar a riqueza de conhecimentos expostos por essa profissional.

Lei 8.662/93

Existe certo consenso de que o Serviço Social, enquanto profissão emerge no Brasil, na década de 1930, como uma especialização do trabalho coletivo inserido na divisão sócio técnica do trabalho e de que, na sua intervenção, dá repostas tanto para as classes com as quais trabalha como para as classes que contratam serviços (IAMAMOTO, 1982).

 Nos anos de 1950 tem a origem dos Conselhos de Fiscalização das profissões no Brasil, o Serviço Social foi uma das primeiras profissões a ter sua lei regulamentada levando assim o Assistente Social em seu exercício está sujeito aos valores do código de ética, e as normas da lei de regulamentação da profissão (Lei 8662/93).

Tendo em vista os seus primórdios visavam uma entidade autoritária onde queriam somente lucrarem, levando a uma necessidade revisar a legislação vigente em 1957, em 1971, se discute o primeiro ante projeto de uma lei no IV Congresso Nacional CFSS – CRESS mas foi arquivado a PL 7669 em 1986 levando o CFSS CRESS acompanhar e discutir  nos fóruns até a aprovação da Lei 8.622 em 7 de junho de 1993.

A nova legislação assegurou a fiscalização profissional com possibilidades mais concretas de intervenção, esse conjunto de instrumentos legais constitui a base estruturante da fiscalização dos exercícios da profissão.

A comissão nacional de fiscalização assume a direção de elaborar as diretrizes estratégias para uma política nacional de fiscalização dos exercícios da profissão apresentando um instrumento político e de gestão.

A partir dos anos 1950, já se observam mudanças significativas no Serviço Social analisada por Iamamoto e Carvalho (1982): abre se novo e crescente campo de trabalho para o Serviço Social nas grandes empresas; o Serviço Social acompanha a modernização das instituições públicas, migrando para prefeituras e participando de programas sociais com a população rural; a profissão alcança maior nível de sistematização nas instituições sociais e assistenciais; a ampliação do reconhecimento profissional por entidades de base nacional, como Legião Brasileira de Assistência (LBA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); incorporação de novos métodos de atuação como o Serviço Social de grupo e a dinâmica de grupo; aprofundamento da influência norte americana no Serviço Social; realização de diversos encontros internacional.

A criação e o funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões começaram nos anos de 1950, quando o estado regulamenta as profissões e os ofícios considerados liberais.

Seja no campo empresarial ou em outras formas de exercício profissional o Assistente Social formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, orientando a resolver problemas ligados à educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiras ou afetadas por catástrofes naturais, idosos, etc.

Assistente Social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do Assistente Social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (370.8 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com