TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]         INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR)

             ATIVIDADE SUPERVISIONADA – AMBIENTAÇÃO EM EAD

Curso: Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

Disciplina: Ambientação em EaD.

Professores: Andrea Rodrigues, Luciana Rosenau e Sandra Urbanetz.

Etapa Inicial

Grupo de Alunos: Aozandia Zang

Organização e Características em EaD

Os aspetos envolvidos em Educação a Distancia chama a atenção quanto à importância de se conhecer o perfil do aluno, saber quem ele é, suas características e necessidades, suas condições de estudo em casa, é importante que as instituições de EaD procurem conhecer e atender as necessidades dos alunos, concebendo cursos, estratégias e metodologias que as integrem efetivamente. A autoaprendizagem é um dos fatores básicos para a realização de cursos a distancia, uma autodeterminação, com maturidade e motivação.

Outro aspecto importante a ser considerado na educação de adultos é o fator motivação, relacionamento social e expectativas externas, ou seja, fazer novos amigos, cumprir instruções, fatores relacionados com o estilo de vida, como por exemplo, conseguir cumprir os prazos, desempenha um papel importante para conseguirem terminar um curso de EaD.

Ter um perfil ideal para um curso a distancia é fundamental. De nada adianta se esforçar para estudar nessa modalidade se você se dispersa com facilidade, se não consegue aprender as disciplinas sem a presença física de um professor, estudar em casa da mesma forma que estudaria na sala de aula, pois esse é um desafio muito comum.

Organizar o tempo é uma das partes mais importantes para quem estuda a distancia, principalmente para quem estuda e trabalha. Ter disciplina para realizar todas as atividades e seguir um cronograma de estudos ira fazer toda a diferença no resultado do seu estudo.

Uma grande vantagem do ensino a distancia através da Internet é que este tipo de ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam como alunos, trabalhadores, um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar pela Internet em casa.

As desvantagens são que às vezes os alunos tem dificuldade em saber os conteúdos importantes. Além disso, muitos deles precisam de ajuda para organizar o seu estudo e os seus horários. Alguns estudantes têm pouco ou nenhum acesso a equipamentos informáticos ou possuem estudo básico da informática.

A educação a distancia pode e tem sido realizado por diversos meios, seja radio, correio, telefone, televisão, dentre outros. A mediação desta interação pode ser realizada por diversos métodos e técnicas que se utilizam de abordagem síncronas que tem como vantagem a possibilidade de interação em tempo real. Entretanto sua utilização é limitada, como problemas de compatibilidade de horário, além de tempo do professor que não poderá estar o tempo todo disponível. E a abordagem assíncrona que não há necessidades da presença dos atores do processo ensino-aprendizagem no mesmo momento, torna-se mais flexível à interação entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com