TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

5º SEMESTRE – SERVIÇO SOCIAL

MARIA JOSÉ DA SILVA

MARIA MARIVALDA LINS

MAYRA KARLA DA ROCHA LOUREIRO

MICHELAINE MARIA DA SILVA

NILMA ADRIANA BUARQUE LYRA

RAFAELA MARIA DA SILVA

ROSÃNGELA DE FREITAS SANTOS

                 O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA, E QUE ESPAÇO AS PESSOAS APOSENTADAS TÊM CONQUISTADO NO MERCADO DE TRABALHO.

                                               

                                             

                                             

                                         

                                             PALMARES

                                                     2015

MARIA JOSÉ DA SILVA

MARIA MARIVALDA LINS

MAYRA KARLA DA ROCHA LOUREIRO

MICHELAINE MARIA DA SILVA

NILMA ADRIANA BUARQUE LYRA

RAFAELA MARIA DA SILVA

ROSÃNGELA DE FREITAS SANTOS

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA, E QUE ESPAÇO AS PESSOAS APOSENTADAS TÊM CONQUISTADO NO MERCADO DE TRABALHO.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para as disciplinas de: Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Políticas Setoriais Contemporâneas, Pesquisa Social e Oficina de Formação

Orientador: Profª Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon

                                                         

                                                PALMARES

                                                     2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------        ------------------------------------------------------------------------04

DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------------05

CONCLUSÃO FINAL---------------------------------------------------------------------09

REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------10        

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir fala da população idosa do Brasil, que em geral, apresentou nas últimas décadas um crescimento significativo no nível de escolaridade e isso não foi diferente no grupo de idade mais avançada. Aparentemente, no final dos anos noventa mais do que no início dos anos oitenta, a escolaridade parece crescer em importância na explicação da continuidade dos aposentados no mercado de trabalho, haja vista o crescimento na participação dos grupos de maior escolaridade entre ativos em contrapartida ao decréscimo dos menos escolarizados. Isso traçar um perfil desses indivíduos, pois sabemos que essa população está crescendo.

DESENVOLVIMENTO

 O Brasil é atualmente o sexto país do mundo em quantidade e números absolutos, de idosos cerca de 18 milhões (9% da população). As projeções da Organização Mundial de Saúde indicam que em 2019 o país terá 14% de idosos (cerca de 32 milhões acima de 60 anos), o dobro dos 7% de 2000, o que provocará mudanças em todos os segmentos sociais.  O rápido crescimento da população idosa em países como o Brasil, nas próximas décadas, indica que a queda na taxa de mortalidade reduziu nessa fase de vida. Diversos motivos contribuíram para esse crescimento, dentre eles podemos destacar a auto-estima, exercícios físicos, uma vida saudável e de boa qualidade e os avanços científicos na área da saúde. Do ponto de vista demográfico, envelhecer significa aumentar o número de anos vividos, já nas sociedades ocidentais, é comum associar o envelhecimento com a saída da vida produtiva pela vida da aposentadoria. Com o crescimento da população idosa, aumentaram a preocupação no aspecto econômico, pois as pessoas de terceira idade passam a ser vistas como improdutivas, no entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dados referidos no Jornal O Globo (2005) menciona que em 20 anos a expectativa de vida aumentou de 63,9 anos para 71,3 anos. Hoje são 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos que movimentam 7 bilhões no mês de rentabilidade.

Muitas empresas estão em busca destes profissionais, são as agências de viagem, universidades, cursos de idioma, de informática, dentre outros, o aumento de pessoas com mais de 60 anos na População Economicamente Ativa (PEA) brasileira. Em 1977, esta pesquisadora identificou que os trabalhadores idosos respondiam por 4,5% da PEA. Em 1998, 9% do grupo eram formados por idosos. A expectativa é de que em 2020, pelo menos 13% da PEA seja formada por pessoas que estão na terceira idade. Hoje as pessoas chegam aos 60 anos com toda a disposição e saúde para trabalhar. Diante dessas informações chegamos a associar várias questões interligadas ao projeto e percebemos que um dos motivos do alto índice do desemprego e falta de oportunidades para jovens, e foi através desta investigação que formulamos a nossa questão de pesquisa chegando a fazermos o projeto de trabalho voltado para os problemas que trazem aposentados na ativa. Quais os motivos que levam as organizações e empregarem funcionários aposentados. Com o envelhecimento da população brasileira é esperado um número cada vez maior de aposentadorias. E de fato as participações de aposentados na população têm crescido rapidamente em resposta ao processo conjunto de envelhecimento populacional. Percebe-se que as taxas de atividades tanto de homem como mulheres aposentadas aumentaram cerca de 10 pontos percentuais, o equivalente a 33% dos homens e entre mulheres o correspondente é de 16% que estão economicamente ativos.

E foi analisando esses dados e muitos outros que veio à questão do nosso trabalho. Um tema crítico e interrogativo que vem assolando cabeças de muitas pessoas. Com o crescente envelhecimento da população, que espaço as pessoas aposentadas têm conquistado nas empresas? Partindo dos índices citados percebermos uma serie de indicadores possíveis que ocasionam o retorno desses aposentados ao mercado de trabalho. Um dos motivos deste elevado índice é porque os anos do trabalho permitem a acumulação de uma experiência profissional que facilita muitas vezes, a execução das tarefas por falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (312.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com