TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  4/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DAMIANA MARIA DOS SANTOS

INCLUSÃO SOCIAL

[pic 3]

JOÃO PESSOA

2016

DAMIANA MARIA DOS SANTOS

INCLUSÃO SOCIAL

Trabalho apresentado se constitui como projeto de intervenção ao Curso de Serviço Social  da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a disciplinas de Serviço social na area de saude ,previdencia social e assistencia social, Serviço Social e Processo de Trabalho,Direito e Legislaçao. Prof: Maria Lucimar Pereira,Amanda Boza Gonçalves Carvalho,Joao Henrique de Almeida Scaff.

JOÃO PESSOA

2016

SUMARIO

  1. APRESENTAÇÃO..........................................................................................4
  2. JUSTIFICATIVA.............................................................................................5
  3. OBJETIVOS...................................................................................................7
  1. OBJETIVOS GERAIS...............................................................................7
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................................7

  1. PÚBLICO ALVO.............................................................................................8
  2. METAS...........................................................................................................9
  3. METODOLOGIA............................................................................................10
  4. RECURSOS..................................................................................................11
  5. AVALIAÇÃO..................................................................................................12
  6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.................................................................13
  7. REFERENCIAS.............................................................................................14


1.APRESENTAÇÃO

Esse projeto é o produto da proposta de intervenção formada atraves das minhas aulas  do curso de Serviço Social 6º periodo de Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e pela experiencia no estagio.

 Mostra  a situação da Inclusão Social na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ângela,onde atualmente faço estagio supervisionado pela Supervisora de Campo a Assistente Social Maria de Fátima Ricardo dos Santos.

 A inclusao social  configura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias conseqüências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, é verificada cada vez mais em nosso país. A proposta final desta intervenção a conscientização dos adolescentes presentes na ação.

O tema Inclusão Social está sendo,nos últimos anos, abordado com mais ênfase. No geral, o que se discute são meios e formas de aproximar o poder público e a sociedade á discriminaçao sofrida por Portadores de Necessidades Especiais no seu dia-a-dia.

2.JUSTIFICATIVA

Nas décadas de 80 e 90, teve início a proposta de inclusao de alunos com Necessidades Educacionais Especiais,numa perspectiva inovadora em relaçao a proposta de integraçao da década de 70, cujos resultados não modificaram muito a realidade educacional desses alunos. A proposta de Inclusao, propoê que os sistemas educacionais passem a ser responsaveis por criar condiçoes de promover uma educaçao de qualidade para todos e fazer adequaçoes que atendam as necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência

Portanto, a Educaçao Inclusivas e contrapôe á homogeneizaçao de alunos, conforme critérios que não respeitam a diversidade humana, cabe ressaltar que a Deficiência é considerada como uma diferença que faz parte dessa diversidade e não pode ser negada, porque ela interfere na forma de ser,agir e sentir das pessoas.

Segundo a Declaraçao de Salamanca, para promover uma Educaçao Inclusiva, os sistemas educacionais devem assumir que “ as diferenças humanas são normais e que a aprendizagem deve se adptar ás necessidades das crianças ao invés de se adaptar a criança a assunçoes preconcebidas a respeito do ritmo e da natureza do processo de aprendizagem”(BRASIL,1994,p.4).

A Inclusão Social não é uma metodologia que abrange exclusivamente um lado,mas sim um procedimento bidirecional,que abrange atuaçoes junto á pessoa com necessidades educacionais e açoes junto á sociedade. O conceito da inclusão preve interferencias, determinantes e afirmativas,tanto no procedimento de desenvolvimento do sujeito,quanto no processo de reajuste do fato social.

Promover a Inclusão,não é exclusivamente admitir que o aluno com deficiencia esteja matriculado no ensino comum,mas sim garantir que lhe sejam proporcionados condiçoes de aprendizagem. A acessibilidade pode ser definida como a condiçao de ingresso e uso de determinado lugar.

A prática da Inclusão Social contribui para a construção de uma nova sociedade,desenvolvida por meio de modificaçoes nos ambientes físicos( mobiliário,meios de transportes,utensílios,etc).Nos procedimentos técnico e na mentalidade da populaçao,até mesmo da própria pessoa com deficiência.

Todas as pessoas tem características particulares que as tornam díspares umas das outras. As pessoas com deficiência igualmente são diferentes,mas não mais do que qualquer cidadao a única diferença é a de ser mais aparente. Todas as pessoas tem direitos e deveres perante a sociedade, independemente de sua genealogia,cor,fé,religiao,língua,sexo,deficiência e condiçao social.(ROSA e ANDRÉ,2006).

De forma que se pede a proposta de ação da Unopar do curso de Serviço Social do 6º periodo,foi escolhido o tema “INCLUSÃO SOCIAL” esse trabalho mostrar  como é algo que pode acontecer,basta enxergá-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação. Será realizada a ação na Escola onde estou estagiando que localiza-se  no bairro do Cristo Redentor e na cidade de João Pessoa, propondo uma educaçao de qualidade para todos. Esse trabalho irá enriquecer o processo de formação dos futuros profissionais do serviço social. E é a partir de analises do diagnostico realizado que a instituição será orientada pelas futuras assistentes sociais a fim de buscar orgãos competentes e soluções para suprir as reais necessidades dos frequentadores da instituição .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com