TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

Por:   •  1/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO: 

  

  1. O SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO

Apresentar aqui como o Serviço Social se organizou na instituição, quantos anos têm a sua implantação, quais profissionais compõem a equipe do Serviço Social, com nome completo, formação, anos de atuação, função específica, entre outras informações que você julgar importantes.  

  

  • PRINCIPAIS DEMANDAS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Nesse item, é importante apresentar todas as demandas de atendimento dirigidas ao profissional de Serviço Social no âmbito da instituição. Exemplo: demandas por aluguel social, cesta alimentar, etc. 

  

  • LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL

Nesse item, é importante elencar os limites que se configuram no cotidiano profissional de atuação do assistente social - mas também apresentar possibilidades de alternância para cada limite que você percebeu no campo de estágio.  

  

  • EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL PERCEBIDAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

As expressões da questão social são todas aquelas que se configuram a partir de uma determinada questão social.  

  

  • PRINCIPAIS DEMANDAS POSTAS PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

a.     Demandas institucionais 

Nesse quesito, é fundamental que o estudante saiba discernir o que é apresentado enquanto demanda para o Serviço Social, a partir de uma determinação da instituição e/ou necessidade. Lembrando que as demandas institucionais não podem ser confundidas com as demandas expressas a partir da questão social  

  

b.     Demandas do público atendido 

É importante aqui destacar o que se apresenta de demandas do público em atendimento, quais são as demandas mais frequentes e as necessidades mais recorrentes.  

Além disso, vale apresentar as demandas que estão presentes na vida do usuário, mas que ele não consegue ter a percepção de que precisa de atendimento. Por exemplo: uma família pode estar passando por situações de violência, mas ainda não percebeu que se trata de uma violação. Então, esta é uma demanda que o Serviço Social identifica para ser trabalhada junto à família.  

  

  • INSTRUMENTOS ARTICULADOS PELO PROFISSIONAL DE SERVIÇO

Nesse item, você deverá apresentar quais são os instrumentos e as técnicas que o assistente social do campo se utiliza para desenvolver o seu fazer profissional. Exemplo: projeto, entrevista social, relatório de visita domiciliar etc.  

  

  • REFLEXÃO ACERCA DOS OBJETOS DE INTERVENÇÃO IDENTIFICADOS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Nesse item, você deverá apresentar o que você identificou enquanto objeto de intervenção para o Serviço Social. Pode ser mais de um objeto, além de projeto específico, a partir dele, para intervir na realidade da instituição e da população atendida. 

  

  • OBJETO ELEITO PARA ELABORAÇÃO DO SEU PROJETO DE INTERVENÇÃO

A partir dos objetos de intervenção identificados, selecione um deles para desenvolver o seu projeto de intervenção no campo de estágio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com