TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

-Anteprojeto de Pesquisa-

Matéria: Metodologia Científica

Aluna: Naiara Cintia Rodrigues

Professor: José Osmar de Melo

  1. Titulo

A arte de Envelhecer

  1. Introdução

A cada ano, a sociedade sofre modificações. O aumento da tecnologia, o mundo se torna mais agitado, o tempo passa a serem menores, as condições de vida estão mais difíceis, e com isso as pessoas precisam de uma maior adaptação e principalmente o idoso.

O idoso enfrenta diversos problemas no meio onde vive, a saúde é um dos problemas mais afetados, o ato de envelhecer é um processo natural, mas que pode ser também decorrente de outros aspectos.

A família é a base onde o idoso busca se fortalecer para ter uma qualidade de vida mais saudável. Dessa maneira, o presente anteprojeto tem como objetivo avaliar a situação do idoso no meio da sociedade como, por exemplo, sua exclusão.

  1. Justificativa

A finalidade deste anteprojeto é entender a Arte de Envelhecer. Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro e outros fatores relacionados como doenças decorrentes ao fator idade, estilo de vida e outros... Portanto todos estes fatores faz com que os idosos tenham limitações e se tornem dependentes. Este trabalho justifica se pelo de abordar este processo no quais todos irá chegar um dia.

  1. Objetivos

4.1 Geral

Mostrar que os idosos merece respeito, e tem uma imensa importância no meio onde convive. E que envelhecer é uma forma natural, onde cada um que passa deve vive-la de maneira simples aceitando os aspectos que vão surgindo.

4.2 Especifico

Descobrir o processo de envelhecimento para que assim tenham qualidade de vida melhor e até maior.

  1. Formulação de Problema

Qual a arte de envelhecer de maneira que não seja um pesadelo para as pessoas?

  1. Hipótese

O que fazer para que as pessoas não tenham uma opinião tão negativa contra a velhice?

  1. Metodologia

Este anteprojeto terá como metodologia uma pesquisa bibliográfica Serão compilados dois artigos sobre o assunto. E a partir deles iniciarei uma reflexão sobre a Arte de Envelhecer.

  1. Revisão de Literatura

1º Artigo:

Este artigo aborda a situação social do idoso no Brasil, com aspectos demográficos e epidemiológicos, aspectos psicossociais, aposentadoria, família e relações interpessoais.

2º Artigo:

Este artigo aborda o envelhecimento bem sucedido, como uma representação de idosos, preocupa se com a qualidade de vida e a melhoria da qualidade de vida na velhice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com