TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

Aluna : Luana Borges dos Santos

Serviço Social - UNICEUSA

1 - O ponto de partida vem da ruptura com o capitalismo industrial e com a questão social, atravési dos  movimentos contemporâneos e do surgimento do pauperismo. Um dos autores foi Rosanvallon, defendendo que a chegada de uma "nova questão social" seria devido ao aparecimento de novas formas de pobreza e exclusão como também de desemprego em massa, porém já Castel, um outro autor nomeado, acreditava que o desemprego seria um processo irreversível, devido ao estado precário que o capitalismo deixava a economia para as pessoas na reserva industrial. Ambos concluindo que o Estado que deveria responder corretamente a essa questão.

2 - O denominador comum nesses debates foi o fato de que o Marxismo já não suprimia a quantidade de questões sociais impostas, ou seja, seus textos e dialética não davam conta da nova realidade, porém poderia ser usado como base para a criação de "novos contratos sociais".

3 - Em que a humanidade se encontra na fase "fim dos empregos", devido a era da industrialização estar sendo substituída pela era da informatização, onde a tecnologia está comandando o comércio globalmente.

4 - A questão Central são os "desempregados tecnológicos", onde a agricultura, manufatura e serviços estão sendo automatizados, assim não precisando mais da quantidade que era utilizada para mão de obra, e enquanto isso, o Estado entra cortando mais ainda a verba na utilização da resolução das questões sociais.

5 - Para começar a pensar em novos tipos de empregos, o mercado deve se focar em não possuir uma economia irregular, embora o mesmo também devesse criar sua própria rede de empregos. Já o Terceiro Setor, está sendo como uma salvação para os desempegados criando cada vez mais empregos, porém o que falta as organizações desse Setor, é a verba, assim chegando a pedir ao Governo e ao Mercado, sem se dar conta de que os mesmos também estão em crise. A solução do autor para esse caso, foi o Estado diminuir a jornada de trabalho para 30h, pôr que por mais que o governo ofereça empregos, sem tempo para usufruir da vida familiar, não estaria se dedicando ao trabalhado de forma correta.

6 - Gorz afirmou que a questão social não seria um problema do desemprego, nem do capitalismo e sim do esgotamento do trabalhador em relação a sociedade, assim devendo se focar na produção do ser social.

7 - Seria o desaparecimento das relações de trabalho (desemprego), a operação binária emprego/desemprego e o tempo livro/ tempo de trabalho, com essas características foi nominado o período de pós-mercado.

8 - O processo de emancipação só pode ser feita do trabalho, pelo trabalho, para o trabalho, pois o trabalho é uma expressão criativa para a existência do ser humano, assim não podendo negar o mesmo. E não podemos pensar em uma sociedade emancipada com tempo livre e alienada, já que sem isso que podemos perceber as características do capitalismo e seu desenvolvimento.

9 - Esse período trás modificações nas áreas de produção, acumulação e concorrência, implicando desafios tanto ao Estado quanto as organizações, assim consequentemente as classes trabalhadoras, mas essas modificações que estão ocorrendo não são inevitáveis e irreversíveis e sim um período de crise global.

10 - Esse processo é o que caracteriza as relações internacionais, sendo reforçado com a queda do mundo socialista, é utilizado como uma estratégia Norte Americana, que obriga o restante do mundo capitalista a liberar os fluxos internacionais de capital para financiar as dívidas públicas e externas dos EUA.

11 - Ocorreram mudanças na criação de novas formas de trabalho, na contratação de mão de obra, nos níveis de desemprego, na organização dos trabalhadores, nas negociações coletivas, nos níveis de pobreza e de desigualdades sociais, no retraimemto dos direitos sociais, na desregulamentação das condições de trabalho, entre outras. Todas essas condições estão interligadas, já que o aumento do desemprego é consequência do retraimento do trabalho industrial e fabril, assim obtendo um aumento de emprego no terceiro setor, expandindo assim os trabalhos parciais e temporários, ou como se chama economia informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com