TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa Cientifica

O objetivo deste trabalho é analisar um artigo cientifico e identificar os principais pontos levantados pelo autor, estrutura do artigo, forma de pesquisa, conhecimento do assunto e elaboração da pesquisa.

          O artigo analisado para realização desta atividade foi elaborado pela Professora Elizabeth da Silva Alcoforado, Assistente Social e Doutora em Sociologia.

Titulo do artigo: Abuso sexual: Formação profissional, condições de enfrentamento da proteção social especial e adoecimento do profissional que atua no atendimento as vítimas.

A autora inicia seu trabalho com uma introdução na qual apresenta o assunto que diz respeito à violência domestica e violência urbana, o assunto se fundamenta em dados levantados através de pesquisa bibliográfica e estatística.

O objetivo da autora é abordar o tema que mostra a falta de preparo dos profissionais numa equipe multidisciplinar para lidar com os problemas do usuário, principalmente na área da saúde, a falta de capacitação dos profissionais para um atendimento, pois, nem sempre, os profissionais que recebem a demanda de crianças/adolescentes vítima de violência sexual estão preparados para escutá-las e acolhê-las, não contribuindo, assim, com a superação da violência. Não basta um profissional sensível na realização do atendimento deve-se se ter as condições adequadas para o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, condições estas que vão desde a infraestrutura física adequada, até uma equipe com capacidade técnica para uma escuta qualificada, orientada pelo sigilo e pela postura de respeito à dignidade, diversidade e não discriminação.

O trabalho diário com uma demanda tão complexa também leva alguns profissionais a um processo de sofrimento e até mesmo adoecimento, seja pelo sentimento de impotência ou de desvalorização em relação a seu trabalho.

”O adoecimento, nos postos de trabalho, dos técnicos que atuam com violência é uma constante. Alves (2011), em seu trabalho sobre Trabalho e Subjetividade – o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório, descreve o processo de perda da subjetividade do trabalhador e sua repercussão no cotidiano laboral com processos constantes de adoecimento. No campo específico da violência sexual, nesse estudo, os profissionais entrevistados apontam a falta de apoio institucional ao trabalho específico com as vítimas, no que tange ao suporte emocional, na perspectiva do cuidar do cuidador tem levado ao comprometimento da saúde desses trabalhadores. Até porque, atuar com a dor do outro, na qualidade de testemunho indireto do ato abusivo sexual, não é tarefa fácil para nenhum profissional, requerendo deste um suporte emocional para que tal realidade não imprima um adoecimento físico e/ou mental dos profissionais envolvidos”.

Podemos dizer que este se trata de um artigo de analise já que a autora analisa os elementos do assunto fazendo uma relação com o todo e trás em sua analise a descrição, classificação e definição do assunto, tendo em vista a estrutura, a forma, o objetivo e a finalidade do tema. Alem disso entra em detalhes e apresenta exemplos como vemos abaixo:

“O fato de testemunhar é criar um novo saber e conseqüentemente um determinado poder na perspectiva de Foucault (1999; 2005). Estar diante de um profissional que atua dentro de uma proposição especializada, no caso, a violência sexual, leva o usuário a construir a idéia de que, a partir das narrativas, na reconstrução de lembranças, de dar voz a algo que estava silenciado, a uma equipe que confere no discurso prático total sigilo e confiança, que os relatos não serão publicizados, leva o usuário a crer na possibilidade de libertação, de saída, de se desarmar de uma situação de violência, na esperança de livrar-se dessa teia invisível. Este encontro se estende para além da palavra, demonstrado em gestos, tonalidade da voz, em se colocar no lugar do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com