TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

[1]  O texto de Roland Cayrol, diserta sobre os meios de comunicação que ainda existem e ainda mais periculosos, o vinculo entre informação, opinião pública e sistema de governo. Já insistia Aristóteles há muito tempo na opinião como o poder político, mas foi ainda mais reforçado após o nascimento da democracia, onde tiveram a conquista do sufrágio universal, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto e direto e secreto, com valor igual para todos”.

 Os meios de comunicação para levar as informações e englobar o que ouvem e veem usam o meio mais eficaz, que são a informação de governantes e formação pública do poder da opinião pública, onde o governo do povo apoia este e sua permanência, onde ate no próprio texto comenta "só há democracia viva se a informação for livre e se a comunicação for justa em ambas as partes", aliás se for parar pra pensar nas regras democráticas, se a impressa tem que ser livre não é apenas pra pensar apenas nas suas concepções, mas sim para relatar os direitos, desejos e aspirações de cada cidadão e especialmente os diretos fundamentais que são

  1. Direito a informação
  2. Direito de exprimir opiniões

(Contidas no, artigo 11- Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada em 26 de agosto de 1789).

 Os papéis centrais dos meios de comunicação, na vida democrática certamente se tornou mais considerável a partir da chegada da impressa de massa ( televisão, rádio), onde nos fez permitir chegar ao o "agora" na qual Roland denomina de á aldeia global, onde o povo aceita a ter contatos com os tal políticos que lhe falam diretamente, já diz no texto

“Não há conquistas ou progressos democráticos que não sejam acompanhados, de certa forma preparada e claro movido pela imprensa”.

 Não é por acaso que os golpes do estado quando ocorrem o primeiro pensar daqueles que trabalham para superiores é quase sempre passar a informação na qual hoje denominamos de mídia. Ocupando seu lugar certamente "considerável", os meios de comunicação foram entrosando cada vez mais e progressivamente no funcionamento dos nossos sistemas políticos, tendo diversas modificações, dando oportunidade a outros efeitos cada vez mais impiedosos. O texto menciona quatro, que parecem o centro no ponto de vista da democracia.

  1. A personalização do poder e da política.

                                                       
Não existem personagens carismáticos que tem solução para tudo. A rádio o primeiro meio de comunicação a se manifestar de maneira diferenciada aos públicos, buscando uma rude emergência de personalidades e personalização de propaganda, já a tv por sua vez, tende a recorrer a imagem dando uma ênfase especial no fenômeno, que cada vez vive mais apresentando a vida política como um segmento de "lutas" dirigentes, transportando a domicílio apenas o que selecionam, como personagens mais conhecidos criando certa intimidade com a personalidade encontrada ao outro lado, será um meio de comunicação que contribuiu fortemente para caráter políticos, e vamos dizer que é uma bela maneira de ter contato direto de um político com o povo, além disso convencer pela tv é muito mais que argumentar é seduzir, denominado no texto "o milagre da televisão", onde o caso não foi esclarecido mas teve o apoio popular, afirma Roland que ainda estamos muito longe das ideias da democracia participativa.

  1. O deslocamento do lugar da política

    Os meios de comunicação tornam-se o principal lugar da política, no caso a televisão dá cada vez mais espaço a eles, relatando seus ritmos, pontuando seus momentos chaves. É nos meios de comunicação que passou a desenrolar a vida política, mais que nos lugares "certos", já isso não sabemos se é para melhor ou pior.
  2. Os meios de comunicação que põem na ordem do dia os problemas do momento

Partido político, governo, forças econômicas chamados de grupos de pressão em tanto meio de ações e posições os meios de comunicação que escolhe entre seleção e hierarquização, o que devem colocar e considerar parar levar tal informação aos cidadãos, que dizer que, o meio de comunicação pontua suas informações sabendo colocar na mídia no momento certo a informação ideal, porém o único meio na qual os cidadãos ficam por dentro é pelos meios de comunicação, os “atores” políticos se sentem inúteis quando não conseguem encaixar sua cena no dia e na hora certa. Por isso então a certa seleção de temas da mídia, pois só procuram mostrar o que se encaixa tanto na boca do povo como o haver da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com