TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  28/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O ato de cuidar é um ato de amor, é um ato de doação pessoal para que o outro seja assistido da melhor forma possível, o serviço social possui um papel além do que se propõe.

Em terras brasileiras, esse tipo de atendimento se torna ainda mais crucial pois infelizmente temos ainda desigualdades nas esferas sociais por inúmeros fatores e sendo assim se faz necessário entender e analisar a parte histórica que permeia esse contexto da introdução do serviço social no Brasil.

Santos (2013) contextualiza que :

“O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções semelhantes, o Serviço Social também se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaram o centro de referência do capitalismo, logo no início do século XX.”

No Brasil esse processo de internalização do serviço social se dá com o advento da industrialização e do crescimento da população em áreas urbanas. Conforme as pessoas saíram do campo para a cidade, houve a necessidade de uma assistência no campo social pois as pessoas cada vez mais tinham tal necessidade de atendimento e nesse contexto Andrade (2015) ressalta que historicamente falando :

“Tanto na Europa, quanto nos EUA, foram desenvolvidos esforços no sentido de viabilizar a profissionalização do Serviço Social. Os marcos do surgimento do Serviço Social no Brasil também coincidem com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Nesse contexto, constatou-se que era preciso controlar a massa operária e essa foi a primeira missão do Serviço Social no Brasil.”

Segundo Gomes (2012) “ O perfil pelo qual o assistente social possui atualmente é uma soma de experiências que historicamente foi herdado ao longo do tempo e considerando que o serviço social possui menos que um século. Hoje o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, o que leva em consideração a sua demanda que lhe é colocada de acordo de sua inserção no contexto social e as suas responsabilidades no contexto e também nas contradições e evoluções no contexto capitalista.”

O serviço social como uma atividade da área de humanas se faz importante uma análise histórica porque a história pode mudar de um minuto para o outro e a produção textual interdisciplinar se propõe a jogar luz sobre a história que permeia e os fatos que levaram a evolução do profissional de serviço social de hoje. Tal profissional é a pessoa que não apenas ajuda ao outro porém é uma pessoa que sua formação hoje se deu devido ao que seus antecessores aprenderam com a sua história e o que hoje o mesmo vive na sua esfera profissional o mesmo também é responsável pela formação dos futuros assistentes sociais que estão por vir e também aprender com o que estamos vivendo atualmente. AGUIAR,2011

Ao colocar luz sobre a história do serviço social do Brasil, podemos ver que a sociedade evoluiu de forma significativa a fim de que o serviço fosse aprimorado e melhorado.

Amman (2003) ressalta que “O ser humano é um animal racional, ou seja, pode tomar decisões e todos nós somos suscetíveis a erros e acertos. Com o serviço social não é diferente e claro que houveram erros que levaram a decisões equivocadas porém devemos entender que tais erros servem como acertos hoje em dia para que isso seja minimizado nas futuras gerações de assistentes sociais.”

Segundo Mota (2021) “Erros sempre ocorrerão porque não somos pessoas perfeitas, porém ao ter esse olhar na história do serviço social no Brasil , teremos a capacidade de aprimorar esse serviço a fim de oferecer melhor qualidade e resolução de problemas.”

Um olhar para a história do serviço social é também um olhar para o ser humano em sua capacidade de olhar não só para si mesmo mas também olhar que as pessoas em situações mais adversas como guerras, instabilidades políticas, religiosas, econômicas e diversos tipos de adversidades de catástrofes que possam ocorrer, o papel do assistente social é crucial para que o ser humano ainda tenha o senso de ajuda ao próximo e de se colocar em uma posição de ajudar ao próximo não importa qual adversidade tenham ao longo de seus períodos históricos. POSTALI,1985

1- GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL DO BRASIL

AGUIAR (2011, p 36) afirma que “O conceito de serviço social no Brasil surgiu em 1936 com a Escola de Serviço Social em São Paulo e a mesma é relativamente um tipo de ciência humana nova pois ela não possui nem cem anos de atuação.”

No ano de 1936 a história presenciou a primeira guerra mundial e possuía uma tensão crescente devido a ascensão do Nazismo na Europa, o Serviço Social se iniciava num panorama de tensão mundial sendo que o Brasil buscava a identidade como país com menos de 100 anos de independência de Portugal, os primeiros assistentes sociais no Brasil possuem uma grande influência dos contextos que os permeiam. YAZBEK, 2009.

Segundo Rodrigues (2004) “Com o aprofundamento do capitalismo, em sua fase monopolista (início do século XX), a situação econômica e social era extremamente desfavorável para as classes subalternas. Essa conjuntura gerou um tensionamento entre a classe trabalhadora e o Estado (que representava os interesses da classe dominante), este se viu pressionado a atuar nas diferentes manifestações da questão social para buscar conformar, controlar e disciplinar as classes subalternas.”

Além das questões do capitalismo, sempre devemos ter em mente que a igreja católica sempre permeou o Serviço Social pois o mesmo sempre foi mutante quanto o contexto de se adaptar às situações mais adversas e o serviço social e a igreja católica como instituição máxima na esfera religiosa no território brasileiro.

Yasbek (2009,p5) destaca que :

“É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à “questão social”. Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com