TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO        3

2 -- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA        4

3 --OBJETIVO INSTITUCIONAL --------------------------------------------------------------------5

4 --ÂMBTO INSTITUCIONAL

5 --CONCLUSÃO

6 --  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        8

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado I foi realizado no CRAS Praça CEUs, localizado no bairro Cohab, município de Ubá/MG, durante o período entre dois meses, iniciando no dia 02 (dois) de março de 2023, terminando no dia 05(cinco) de abril 2023.De acordo com Política Nacional de Estágio (PNE) “o Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional, objetivando capacitá-lo para o exercício profissional.”

Os CRAS surgiram em 1999 com o nome de NAF - Núcleo de Apoio à Família e em 2005, com a nova Política de Assistência Social passaram a se chamar CRAS para institucionalizar, na ação diária, o real conceito de uma política pública que é direito do cidadão e dever do estado. Os CRAS são espaços fundamentais para a organização do acesso ao direito social. O Brasil ainda está na construção e consolidação da Política de Assistência Social, muitos ainda confundem o papel do CRAS. O CRAS é um espaço público e governamental e de responsabilidade da Prefeitura, o mesmo não pode ser coordenado por uma ONG, o CRAS responde pela Proteção Básica da família e da comunidade, é dever dar atenção à toda família.

O CRAS deve ter equipe técnica formada por Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos, que fazem a vigilância social do território e reuniões comunitárias para conhecer e dialogar com a comunidade as prioridades sociais do território.

O CRAS não substitui as demais políticas públicas como educação, saúde e trabalho e renda, o mesmo  conhece e faz articulações a rede sócio assistencial do território, bairro e cidade. Com esses procedimentos o CRAS procura sempre avaliar os resultados dos seus trabalhos com a família. O grande desafio é deixar claro para as famílias e comunidades que os CRAS são espaços de atendimento, acompanhamento e de referência para os problemas, privações e desproteções sociais vivenciadas no dia a dia pelas famílias e, mais do que tudo,é um direito de cada morador da cidade e não um favor.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA INSTITUCIONAL DO CRAS

  O CRAS está situado na área urbana, na Praça CEUs– Antonina Coelho (Cohab), S/nº, na cidade de Ubá - Mg, foi inaugurado em Junho de 2018, com capacidade para atender 2.500 famílias referenciadas. A Instituição é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como base o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, nas áreas de vulnerabilidade e riscos sociais, da cidade e seus municípios. A Instituição é composta por cinco salas para atendimento individual, uma sala para a recepção, e outra  sala para atividades coletivas, uma sala utilizada para o programa BOLSA FAMILIA, outra sala para EQUIPE TECNICA, e mais uma para o COORDENADOR.

O Centro de Referência de Assistência Social está unido administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubá – MG, esta por sua vez, tem como fundamental missão realizar com ética e capacidade a gestão da Política Municipal da Assistência Social (PNAS), promovendo um conjunto de atuações sócio-assistenciais, iniciativa pública e da sociedade civil organizada, tendo como prioridade o atendimento correto aos usuários, grupos e cidadãos que buscam os seus serviços, ficando responsável pela gestão e coordenação dos programas e projetos ofertados em parceria com as esferas Federal e Municipal. Dentre estes programas está o CRAS, que busca promover a cidadania e garantir os direitos sociais sobretudo aos que estão em risco e vulnerabilidade social, exercendo as determinações da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O CRAS funciona de Segunda a Sexta - feira das 07h às 17h. Tem como público alvo as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, atendendo homens, mulheres, idosos, jovens e crianças nas diversas atividades e projetos propostos.  A equipe do CRAS é formada por: 01 Coordenador, 01 Assistente Social, 01 Psicóloga 01 Orientador Social, 01 Entrevistador/Digitador, e 01 Auxiliar de Limpeza e Copa. O CRAS é uma unidade da rede socioassitencial estatal de proteção básica.

  1. OBJETIVO INSTITUCIONAL
  • Oferecer um espaço como instrumento fundamental para o enfrentamento da discriminação e da subalternidade econômica, cultural e política em que vive grande parte da população brasileira;
  • Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios;
  • Viabilizar o exercício da cidadania, eliminando relações clientelistas;
  • Desenvolver o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Ampliar o acesso aos direitos dos cidadãos;
  • Priorizar a Política de Assistência Social;
  • Defender os interesses e necessidades sociais particularmente das famílias, seus membros e indivíduos excluídos da sociedade e em situação de vulnerabilidade social;
  1.  ÂMBITO INSTITUCIONAL

O CRAS presta serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. É apenas uma unidade no município, sendo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a instituição responsável por esse.

  Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a articulação entre as secretarias (Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Saúde) do município, escolas (municipais, estaduais e particulares), Sindicatos, Associações, Conselho Tutelar, os Conselhos da Secretaria de Assistência Social, entre os quais, destacam-se: O Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com