TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação à Distância

Curso: Serviço Social 6º semestre

D Professor (a) da Disciplina: Prof. Ma. Ana Lúcia A. Antônio

Tutora Presencial: Renata Carolina S. Silva

Disciplina: Projeto de Pesquisa em Serviço Social.

Integrantes:

Alcione Valério                            RA: 351928

Áurea de Araújo                          RA: 372245

Cristiano Lopes                             RA: 376348

Rosângela de Souza                     RA: 377185

                               

                             Luziânia, 07 de Novembro de 2014.

INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecimento específico sobre a pesquisa social seus métodos e técnicas, características fundamentais do processo de pesquisa. O papel principal do Assistente Social na vertente de um Projeto de Pesquisa, levando em consideração o tempo a ser utilizado em cada etapa da pesquisa, pois, a pesquisa social é um processo que utiliza a metodologia cientifica, e que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.

Este presente estudo relaciona a teoria dos Assistentes Sociais em relação às Pesquisas Sociais, a forma deste profissional mediante o conhecimento necessário de uma Pesquisa – Ação.

Os Métodos científicos são realidades no pressuposto histórico da realização da prática deste profissional de Serviço Social. A pesquisa na área do Serviço Social ganhou destaque com debates e produtos a partir do movimento de reconceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente a mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional.

O serviço Social enquanto profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, situando-se no processo de reprodução das relações sociais, aliando capacidade de construir conhecimento e de estabelecer um olhar critico da realidade, faz pesquisa instrumento de fundamental importância para desvelamento das demandas sociais. Dessa forma, parte-se do pressuposto que o conhecimento é fruto das experiências sociais do homem no seu cotidiano, resultado da busca em satisfazer suas necessidades naturais e históricas.  

Por tanto, destaca-se a importância da pesquisa no serviço social enquanto profissão interventiva atuante nas relações sociais, na busca de respaldo teórico, técnico e crítico da realidade, que possa levar a uma interferência transformadora.

Segundo Iamamoto (1997,p. 164), a formação profissional supõe um suporte sólido teórico-metodológico, necessária à construção da prática e estabelecimento das estratégias de ação faz presumir ainda, a preparação no campo de investigação como eixo privilegiado para o aprimoramento da qualificação cientifica do assistente social e da produção teórica sobre questão pertinente a seu campo de atuação e uma realidade social mais ampla. As transformações estruturais da sociedade, que nem sempre se apresentam de imediato, exigem do profissional o compromisso de investigar e revelar o oculto, para que possa intervir de forma concreta e eficiente nas demandas presentes.

Neste sentido, entende-se que a ciência vive do desafio de descobrir a realidade, que sempre apresenta algo de novo.

Para o Assistente Social, o grande desafio está em produzir conhecimento que proporciona a superação da visão imediata dos fatos, do aparente, através do questionamento da realidade, desocultando as demandas sociais na complexidade.

Portanto, é sobre esta questão que discorre neste trabalho, buscando identificar, também o grau de importância que as universidades vêm demonstrando em relação à pesquisa na formação acadêmica.

Para elaboração da pesquisa usamos a metodologia da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-descritivo e analítico. Por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico, adotamos um levantamento qualitativo, advindo dos trabalhos, livros, jornais, revistas e internet.

O objetivo principal está em esclarecer a importância da pesquisa na atuação profissional.

JUSTIFICATIVA

O profissional de Serviço Social adquiriu conhecimento através de seus estudos ao longo dos avanços da sociedade, com base nos conhecimentos históricos refinam seus métodos e técnicas necessárias para seu total desempenho diante da prerrogativa das ciências humanas e sociais.

O presente trabalho buscou estabelecer a evolução do serviço social no Brasil a partir da década de 30, enfocando aspectos políticos, econômicos e sociais que são de uma importância para a compreensão da profissão.

Nele são destacadas as bases filosóficas que orientam a atuação profissional, bem como a influencia das conferencias, seminários, congressos e outros eventos de natureza cientifica para o aprimoramento do Serviço Social, que surgiu baseada num cunho conservador, e aos poucos vai adotando uma postura mais critica, numa leitura ampla da realidade. O enfoque principal volta-se para a importância da pesquisa na atuação profissional, sendo imperioso que assistente social busque atualização constante numa construção continua de conhecimento. Considerando que as relações sociais são complexas e a sociedade dinâmica, é imprescindível que haja por parte dos profissionais um posicionamento investigativo, critico construído e fundamentalmente em bases teóricas, fruto da busca insensata por conhecimentos.

Destacamos também neste trabalho relevância da articulação entre teoria e pratica não podendo o serviço social restringir-se apenas ao acumulo de informações, mas sim associar informações e pratica, para obter respostas profissionais eficientes.

Outro aspecto importante discutido refere-se aos cursos de graduação, ou seja, a formação acadêmica profissional, bem como a pós-graduação, como instrumentos de produção de conhecimento, além do avanço das produções cientificas que tanto contribuem para o aprimoramento do Serviço Social.

O presente estudo resulta de pesquisa bibliografia abrangente, destacando renomados autores, que são responsáveis diretos pelas conquistas do Assistente Social. Considerando ser esta profissão relativamente “nova”, embora ainda haja muitos obstáculos a superar, deve-se salientar que houve avanço significativo no que se refere à pesquisa como instrumento fundamental para a atuação profissional.

DEFINIÇÕES E METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL

Uma pesquisa social é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos: Gerar novos conhecimentos; confirmar ou descontrair um conceito já existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com