TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

        



  1. INTRODUÇÃO

O presente portfólio será desenvolvido por todos os que fazem o grupo e será destacado em seu decorrer, em breve síntese, uma análise relacionada às redes sociais nos estudos de transferência de informações.

Será enfatizada em seu decorrer a metodologia utilizada pelo autor para a produção textual.

A partir do pressuposto das disciplinas de estatística e indicadores sociais elaboraremos uma analise descritiva abrangendo o porquê do texto não utilizar gráficos e os tipos de recursos que o texto utiliza para demonstrar os dados estatísticos.

Ainda desenvolveremos as principais informações que a figura 1- Rede Social de Contatos; Sociograma apresenta em seu segmento, no mais elaboraremos uma analise sucinta das principais informações disponíveis no gráfico do quadro 1 da página 76 do texto em referência.

Compreenderemos a importância da estatística e dos indicadores sociais para a nossa profissão e descreveremos a importância e a correlação das figuras utilizadas no texto para a associação entre o serviço social.  

Enfocaremos as atribuições do profissional do serviço social e os instrumentos utilizados nos vários espaços de atendimento utilizados no texto.

Em último faremos uma relação crítica e criativa de proposição do uso da comunicação popular e comunitária. Logo indicaremos um meio de comunicação a qual viria para alargar a comunicação entre a sociedade de uma determinada comunidade que por sua vez viria a servir de base em referencia ao enfrentamento com vista no texto apresentado.    


  1. DESENVOLVIMENTO

De acordo com o texto podemos averiguar que a metodologia utilizada é bibliográfica e tem como objetivo em fazer uma análise de redes sociais.

O presente estudo foi referenciado através de um texto de transferência de informação em redes de movimentos sociais, a metodologia de análise de redes sociais, entende-se por seu objetivo a busca de perceber os fluxos de informação e as construções sociais e figuradas dos grupos estudados no artigo.

A metodologia de análise de redes sociais estabelece um novo paradigma na pesquisa sobre a estrutura social. Sendo esta apreendida concretamente como uma rede de relações e de limitações que pesa sobre as escolhas, as orientações e os comportamentos, as opiniões dos indivíduos.

Não utilizou-se gráfico devido a utilização de um software de análise de rede UCINET 5.0 , o qual calcularam algumas medidas que associadas à conceitualização desenvolvida ao longo da pesquisa, forneceu um retrato preciso da realidade pesquisada. Compreende-se, porém que o texto não veio utilizado por gráficos porque é uma pesquisa metodológica a qual procurou aprofundar o estudo com enfoco na dinâmica mais aproximada da prática cotidiana.

Ao perpassamos pela figura 1 que se refere à Rede Social de Contatos – sociograma compreendeu-se que a importância dos desenhos das redes sociais da Leopoldina representam um recorte empírico, ou seja, situa-se em um espaço e tempo definido, baseado na experiência. O espaço neste caso é parte da região da Leopoldina, e o período, os anos de 1997 e 1998. A rede, no entanto, continua a se movimentar, a fazer novos contatos, fortalecer elos ou enfraquecer laços.

No presente desenho, encontra-se um total de 44 elos e 132 ligações. Considerando o número de seus integrantes 44 e a possibilidade de que cada um deles pode estabelecer elos com cada um dos outros integrantes, a rede traçada possui 1.897 elos potenciais. Os atores foram identificados por números que lhes foram atribuídos e por sinais que representam o campo social a que pertence.

O quadro I refere-se à existência de três grandes subgrupos. Um formado pelos membros do então Conselho Distrital de Saúde da Região (AP.3.1), um outro ancorado em um grupo comunitário de agentes de saúde e rezadeiras (Grupo Sementinha Serviços Comunitários), um terceiro formado por mulheres que estavam em destaque no movimento em função de uma luta pontual, pelas reabertura de um posto de saúde .

Através das medidas e da observação da rede traçada, foi possível verificar os problemas e as soluções que movimentavam o grupo, fazendo dele mais que apenas um aglomerado de pessoas.

Porém, os 19 cliques (com três pessoas cada uma) encontradas, cinco foram chamadas cliques inter-campos, por serem formadas por um membro de cada campo social. Isto se faz importante, pois identificar essas pessoas como as principais responsáveis por estabelecerem relações e facilitarem as trocas informacionais entre seu campo e os demais.

A estatística e os indicadores sociais são importantes para o serviço social. Entre os dois há uma ligação, ou seja, os indicadores sociais são os métodos estatísticos que retratam o estado social. Eles sevem para subsidiar as atividades de planejamento público, formulação e avaliação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, ainda possibilitam que o poder público e sociedade civil monitorem as condições de vida bem-estar da população e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre as determinantes dos diferentes fenômenos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com