TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase de desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devida ás transformações físicas e emocionais.

Para a maioria dos adolescentes, ter experiências novas não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é período de risco para o envolvimento com as drogas.  


  1. DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO GERAL:

Diagnosticar o envolvimento de adolescente com drogas na cidade de são João de Pirabas visando subsidio para a criação de programas locais de prevenção e redução de drogas deste problema social.

E o momento em que o adolescente procura a sua identidade, não mais não se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo de social no qual estar inserido, principalmente o grupo de amigos. E a etapa da vida que ocorre entre a infância e a fase adulta, representa um dos momentos conflituosos da vida de uma pessoa, e pode implicar no desequilíbrio dos valores que eram estabelecidos e não são satisfatórios nessa fase na medida em que o adolescente percebe essa modificação. Essa fase da vida se caracteriza por muito ganhos e prazeres, mas também por sofrimento que pode levar a comportamentos, essa fase constitui-se de risco par a utilização de drogas.

O termo droga é definido pela organização mundial de saúde como qualquer substancia não produzida pelo organismo, como propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sintomas, provoca alterações em seu funcionamento e desencadear dependência química.

A dependência física é desenvolvida pela tolerância em que e necessário o consumo cada fez maior e mais frequente de uma droga para se obter o mesmo efeito há também, manifestações psicológicas, quando o usuário percebe ser indispensável o uso de drogas para a manutenção do bem estar das relações interpessoais ou do desempenho nas atividades diárias.

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, ela é sua primeira referencia e a mediadora entre o individuo e a sociedade. As atividades, a educação e as medidas disciplinares inadequadas com os filhos relacionados ao consumo de drogas também são fatores que podem colaborar para o uso de drogas percebe-se também que o comportamento dos pais nada mais é que modelo para os filhos, o relacionamento entre eles é fundamental para a construção da identidade do adolescente, o estresse causado por separação, divorcio, novas uniões conjugais, desemprego são fatores familiares predisponentes ao abuso de drogas.

 Fatores esses que afetam o bem-estar dos filhos tais como afastamento de um ou ambos os pais, dificuldades econômicas e mudanças de residência. Porem existe outras condições preexistentes que podem influenciar o desenvolvimento psicológico, físico e social. No município de São João de Pirabas há vários relatos de adolescentes que já tiveram algum envolvimento com drogas sendo que em algumas situações já é possível encontrar adolescentes em situação de vulnerabilidade, segundo as pesquisas as drogas mais utilizadas pelos adolescentes de São João de Pirabas são maconha pasta de cocaína e “oxi” porem não se tem conhecimento de dados ou pesquisa cientifica a este respeito.

Existe ainda outro agravante que e o fato deste município ser pequeno, o que facilita a formação de redes sociais, além de não oferecer muitas opções para que esses adolescentes desenvolvam suas potencialidades em algum tipo de atividades, deixando-as cada vez mais a mercê fasta este que pode colaborar na procura de algo que preencha esta lacuna.

Tem-se conhecimento de que a nível nacional e estadual alguns projetos têm sido executados para a prevenção e redução do uso de drogas entre adolescente. Entre tanto não existe um levantamento ou estudo em nosso município que analise os aspectos relacionados ao tema

Poucas ações têm sido realizadas para a prevenção e combate ao uso de drogas no município, tendo registros de algumas palestras realizadas pela secretaria municipal de assistência social além de alguns trabalhos educativos realizados por professores isolados em algumas escolas do município, porem nenhum projeto continuo têm sido desenvolvido a nível municipal que possa garantir a eficácia do controle deste grave problema que tem afetado toda população brasileira e em especial os adolescentes.


  1. CONCLUSÃO

O uso indevido de drogas pode tornar-se uma dependência afetando, valores políticos, econômicos, humanos e culturais e geram consideráveis prejuízos aos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com