TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social – Método BH

Por:   •  26/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 3

Serviço Social – Método BH

1. Introdução

De acordo com o processo histórico do Serviço Social da Gênese até a contemporaneidade houve grandes transformações e muitos desafios principalmente no final da década de 70 até meados da década de 80. Para relembrarmos na década de 70 época da ditadura tivemos um processo de negação de direitos, e uma grande organização sindical na cobrança para aprovação da Constituição Federal. Na década de 80 cresce o desemprego, muitas crianças na rua e a crise econômica assolou o país, houve muitos movimentos sociais para reivindicar melhores condições de vida.

Todo o processo de desenvolvimento de uma sociedade é baseado no seu processo Histórico, social, político e econômico, cultural e com o projeto do Método BH não foi diferente.

O que foi o Método BH? o porquê? Qual a importância no Serviço Social?

Primeiramente houve um acontecimento de um projeto de ruptura. Com o movimento de reconceituação ocorrido na América Latina (entre 1963 e 1975). O Movimento de Reconceituação é um divisor de águas, um grande marco que vai transitar do Serviço Social Tradicional para o Serviço Social Crítico. Mas foi um processo que demorou 3 décadas. Começa em 1967 e termina em 1984. Breve resumo desse processo diante dos Seminários abaixo. (Teórico, Metodológico e Cientifico.

1967- 1º Seminário de Arajá - Corrente positivista – Base Teoria Social da Profissão.

1970- Seminário Teresópolis – Bases Metodológicas- Discute suas bases Metodológicas

1978- Seminário Sumaré - Cientificidade do Serviço Social

1984- Seminário Alto da Boa Vista – Cientificidade do Serviço Social

Os profissionais vinculados a CELATS foi uma experiência pautada numa teoria vulgar, pois, esses profissionais não tinham acesso aos livros e sim a panfletos, esses profissionais reproduziam esse marxismo através de palestras. Os livros eram proibidos era um período de ditadura.

O Método BH surgiu devido a uma grande crise ocorrida em Minas Gerais- Belo Horizonte. As empresas internacionais introduzirem aqui no Brasil suas fábricas na exploração de recursos naturais (ouro, diamantes), grandes siderúrgicas onde a classe trabalhadora podia ter uma vida mais digna e foi na fase da 2ª Guerra Mundial houve muitas exportações de ferros. Com o fim da Guerra 2ª

Mundial foi o caos, as empresas não precisavam mais de mão de obra, houve muitos desempregados, fome enfim uma grande crise econômica.

O Método BH inaugura o surgimento da Vertente Intenção de Ruptura, mas se aproxima da tradição marxista, contudo com uma série de indecisões de um determinado tipo de marxismo – o marxismo vulgar, isto sem Marx.

Diante de todo esse processo, o Método BH com a participação de profissionais,

não se atentou para a profissão, pois além de usufruir de um marxismo vulgar usufrui de movimentos sociais não tendo capacidade teórica, portanto organizou- se uma comunidade, mas com um movimento Social e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com