TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social Unimontes

Por:   •  7/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmico (A): Maria Rejane Rodrigues Ruas Colares

Estudo dirigido

Referência :

TEIXEIRA, S. M. Trabalho social com família: fundamentos históricos, teórico metodológicos e técnico-operativos / Solange Maria Teixeira. – Teresina: EDUFPI, 2017

Questões

1) A luz do texto defina a categoria trabalho .

R: O trabalho é essencial para a formação do homem sob o aspecto do ser social e da sociedade, diferenciando-se dos animais, por meio da produção e reprodução, que seria a criação, planejamento e a execução, como também o pensamento de maneira consciente, dessa forma, estes apontamentos formam a distinção entre o homem e os animais. De acordo com Teixeira (2017), cabe salientar que o trabalho não se encontra baseado apenas nos aspectos da energia e força, mas também sobre os instrumentos do trabalho e o objetivo para a sua finalidade, em síntese, o raciocínio também faz parte desta característica. Portanto, segundo Teixeira (2017), o trabalho possui duas classes no qual a primeira seria o pensar/planejar e a segunda produzir/fazer.

Entretanto, existe uma concepção sobre a categoria de trabalho com um viés diferente, cuja a força de trabalho encontra-se com o operário, enquanto o detentor ou tomador possui os meios de produção, com o intuito final a reproduzir riquezas adquirida por poucos tomadores, enquanto o trabalhador detém apenas a sua força, a qual será explorada. Aduz Teixeira (2017), a respeito da visão capitalista em um meio social que há duas repartições o trabalho concreto e abstrato, enquanto o primeiro é composto pela alteração da matéria prima para o uso e gozo dos homens, sendo considerado um processo de transformação, enquanto o segundo, é construído o seu conceito com base no valor de mercado, o salário pelo tempo disposto para a construção do objeto.

2) Quais as definições que a autora traz acerca do trabalho social com famílias?

R: A respeito do trabalho social com a família é pautada em intervenções, através dos serviços contínuos do profissional, com o objetivo de estabelecer projetos e programas sociais, que possam beneficiar à família como um todo, evitando o atendimento individualizado, com o objetivo de melhorar os caminhos que possam ser traçados, buscando-se uma desenvolvimento social humanitária, Segundo Teixeira (2017), esta atividade exercida pelo assistente social, deverá obedecer alguns pressupostos ética e a justiça social, bem como o seu caráter e voltado nas questões éticas, teórico-metodológico e técnico-operativo.

3) Analise a afirmativa “a divisão do trabalho se amplia e gera distinções entre quem pensa e quem executa” (TEIXEIRA, 2017,p.29).

R: Esta afirmativa retrata questões voltadas a categorização do trabalho no âmbito capitalista, a respeito da divisão do trabalho, sob o aspecto da figura dos meios de força "operário", e o tomador do trabalho, enquanto o primeiro apenas receberá uma gratificação salarial, sob o tempo e o trabalho realizado, alterando o estado da matéria prima para o proveito humano, o segundo poderá utilizar-se de uma autonomia com relação a quantidade do produto, o valor de mercado e o objeto que será comercializado. Portanto, aponta-se nesta frase a ideologia de produção de mercado com base no lucro esperado.

4) Acerca das políticas “para a família” quais as contradições existentes?

R: Apesar das políticas públicas possuírem um olhar moderno, ainda há uma percepção antiquada nas questões voltadas às ramificações familiares, e a diversificação de institutos, com esta noção, onde apontam ao mesmo tempo que são pessoas passíveis de proteção , sujeitos de direitos ou não. Ficando a margem dessas mesmas instituições das quais deveriam acolher, essas novas concepções familiares, originadas das mazelas sociais, no contexto contemporâneo brasileiro.

5) Apresenta reflexões acerca da finalidade do trabalho do assistente social e da Política de Assistência Social junto à família.

R: O trabalho do assistente social com relação a família é construída na proteção familiar, a respeito do seus direitos sociais e fundamentais para a sua subsistência, com um olhar humanista, bem como preservar o vínculo familiar ou comunitário, sem que haja quaisquer rupturas, a aquisição de bens, com o intuito do fomentando a autonomia, acesso aos benefícios e programas sociais, promover cuidados a membros da família ou comunidade que necessitam de um apoio complementar, através de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares, com a finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com