TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e Inclusão

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 20

CAPÍTULO 1: AS DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEITOS DE INCLUSÃO

  1. Problematização do termo inclusão social

      O termo inclusão social é visto como um discurso na sociedade, porém antes do surgimento de tal termo, predominava na sociedade a exclusão social, pois na sociedade capitalista era praticamente impossível se ter algum vinculo com a produção o que causava desvantagens sociais a determinados grupos. A exclusão visa impor um processo de individualização, as pessoas consideradas excluídas vivenciavam diferentes expressões da questão social. (não está claro)

      Com o passar dos anos podemos notar que o tema Exclusão vem ganhando maiores proporções em diferentes países, o mesmo vem sendo discutido através da mídia e dos discursos políticos. Porém segundo Castel (ano) tal termo deveria ser substituído por um mais apropriado, que analise os riscos sociais atuais, deveria ser utilizado de forma precisa, pois dependendo da maneira que se abrange o termo exclusão pode-se causar desconfiança, pois a noção de exclusão muitas vezes tende a ser utilizado de diferentes formas, em diversas situações, não tratando de forma especifica cada uma.  

A exclusão atualmente é associada a situações em que ocorre uma degradação se comparada com uma posição anterior, muitas vezes encontramos realidades onde o trabalhador possui um emprego estável, uma qualificação, entretanto ao ser dispensado o mesmo não usufrui mais destas condições, sua situação passa a ser instável. Os trabalhadores vivem muitas vezes de maneira vulnerável, devido a precarização do trabalho, tal situação dependendo da vulnerabilidade e das oscilações podem ser tratadas como exclusão. Contudo deve-se haver o cuidado ao se referir a exclusão na sociedade, pois a utilização de tal termo deve ser feito de forma correta, pois não são em todas situações que se faz necessário aplica-lo, pois nem todas ações que se apresentam na sociedade esta associado a mesma.

     Atualmente o risco da exclusão se faz presente na sociedade, mas deve-se ter cuidado na utilização de tal termo, pois não podemos definir como exclusão qualquer problema social. Para que isso ocorra, Segundo Castel (ano)  três cuidados devem se tomados: Primeiramente  não se pode definir como exclusão qualquer disfunção social, deve-se distinguir cuidadosamente os processos de exclusão  do conjunto dos componentes que a constituem, atualmente a questão social na sua globalidade. Em segundo lugar deve-se haver o cuidado para que as medidas de discriminação positiva  que se aplicadas corretamente são sem duvida importantes, não se torne status de exceção. Em terceiro lugar  lembrar sempre que a forma mais viável de se “opor a exclusão” é  intervindo sempre que necessário na sociedade e no seu processo de distribuição de riqueza entre a sociedade.

     Existiam sociedades porem que vivenciavam constantemente a pratica da exclusão nos países da Europa, que é marcadas por tal praticas pois havia que promoviam a expulsão, condenação a morte, exclusão o isolamento dos aos leproso e aos dos loucos. Sobre as diferentes práticas realizadas nos países europeus, três requerem destaque: A primeira se trata da expulsão de indivíduos na comunidade em que se vive. A segunda se refere aos espaços que são construídos que são isolados para que se vivam somente as pessoas  leprosas,loucos e se construa prisões para os condenados. A terceira forma de exclusão se faz presente quando determinada parte da população possui um status que lhe garanta fazer parte da comunidade, no entanto dentro desta, a mesma possui certas privações de direitos, como aconteceu com os índios quando se ocorreu a colonização, estes eram considerados subcidadãos, que deveriam seguir um código especial.

Um país Europeu que se destaca quanto a pratica da exclusão é  a França que no século XVI quando se instaura no país uma nova política social, onde a assistência que era praticada pelo cristianismo excluía os estrangeiros, mendingos, pedintes,  e classificava os  realmentes necessitados sendo os doentes invalidos, as crianças pobres, e as familias desempregadas. A assistencia não era garatinda aos mendigos, esses sofriam com a reclusão, pois o desenvolvimento das grandes cidades, houve tambem uma expansão dos mendigos, que possui costumes e praticas diferentes, por isso temia-se  que se construisse  um povo que possui caracteristicas proprias , que não segui-se religião, ou costumes, nem conhece e obedece leis, autoridades e polícia. Aceitar os medingos nas cidades seria ser conivente com a formação de um grupo totalmente fora dos padrões.  (não está claro)

      A sociedade escravagista também é marcada pela exclusão, pois nesta  os escravos não  possuíam qualquer tipo de direito e reconhecimento na sociedade. No decorrer dos anos  tal expressão vem sendo utilizada como uma forma de se definir as expressões da questão social que se encontram presente no mundo.

     O termo inclusão vem então contrapor a exclusão que vem se perpetuando, apresentando um discurso diferente, porém não deixa de estar associado á exclusão, pois tal discurso é desenvolvido com intuito de se romper com as problemáticas sociais existentes, pois ao mesmo tempo que esta ligado ao conceito de exclusão, apresenta uma ideia positiva aos problemas que ocorre na sociedade.  O termo inclusão social surge quando os indivíduos que eram até então considerados excluídos (não há nenhuma definição entre os autores lidos do que seria essa exclusão?? Caso tenha, coloque em nota de rodapé) passam a ser vistos como cidadãos, pois os mesmos estão inseridos no contexto social, tal conceito é instaurado com intuito de integrar os indivíduos considerados excluídos, pois estes fazem parte da sociedade, contudo, encontram-se a margem da sociedade. são cidadãos pois possui um papel fundamental, contribui de alguma forma participam da sociedade quando geram conflitos sociais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (309.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com