TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço social

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Augustto Motta

 Discente: Renata de Oliveira Gomes – 14202359

 Docente: Ana Maria Branco

 Matéria: Ética Profissional em Serviço Social

  • Introdução:

  1. Quadro da realidade Brasileira?
  • A história da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e praticas até então secundarizados ( a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Particularmente para as categorias profissionais, esta experiência ressituou as questões do seu compromisso ético-político e da avaliação da qualidade dos seus serviços.
  1. Identifique a  visão sobre o Serviço Social no Serviço Social?
  • O Serviço Social experimentou no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa, apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente.
  1. Identifique os dois procedimentos mantidos no Código de 1986?
  • O Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”, e afirmação de um novo perfil do / a técnico / a, não mais um / agente subalternizado /a e apenas executivo /a, mais um / a profissional competente teórica, técnica e politicamente.
  1. Identifique o compromisso do Serviço Social do Código de 1993?
  • Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas á garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;  Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;  Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; é preciso acreditar que cada profissional que se gestou nas amarras do conservadorismo e que hoje permeia esta nação violentada, possa se engendrar pelo humanismo prático, e optar por uma prática de comprometimento social. Assim, os novos assistentes sociais em processo de formação, serão somados na grande articulação em prol de uma realidade mais humana, com justiça e equidade.
  1. Identifique os dois níveis que foram mantidos no Código de 1986?
  • A revisão do texto de 1986 processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus valores fundantes – a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência democrática.
  1. Porque a Democracia foi escolhida como valor ético-político?  
  • Porque tratava-se de objetivar com mais rigor as implicações dos princípios conquistados e plasmados naquele documento , tanto para fundar mais adequadamente os seus parâmetros éticos quanto para permitir uma melhor instrumentalização deles na prática cotidiana do exercício profissional. A Democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade. É ela, ademais, que favorece a ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à autonomia e à autogestão social.
  1. Visão sobre valores?  
  • Precisou a normatização do exercício  profissional de modo a permitir que aqueles valores sejam retraduzidos no relacionamento entre assistentes sociais, instituições/ organizações e população, preservando-se os direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do /a usuário /a . A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: Valores são determinados da prática social, resultante da atividade criadora triplicada no processo de trabalho.
  1. Visão sobre o homem?
  • É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente e por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade.
  1. Visão sobre sociedade?
  • A concepção de homem já contém em si mesma, uma projeção de sociedade – aquela em que se  propicie aos/ as trabalhadores / as um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação.
  1. Visão sobre Ética?
  • A Ética é vista como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica, e fundamentada teoricamente, das derivações ético-políticas do agir profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com