TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Filosofia

Por:   •  24/5/2019  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

   Diante dos contextos históricos, podemos observar que a filosofia surgiu a partir da Grécia antiga, tendo como precursor dessa ciência Tales de Mileto, pressupõem que tudo teve inicio a partir dos pensamentos desse filósofo. Caracterizado pela forma que o homem passou a procurar entender o mundo que está a sua volta de maneira real.

   Mesmo acreditando em Deuses, tales deixou de lado o pensamento mais mítico, e passou a olhar a natureza, deixando assim para trás a parte do inexistente. Observando que tudo tem inicio no que pode ser encontras fisicamente na natureza, podendo ser encontrados de várias formas. O filosofo transitava entre a ciência e o mito, pois ainda não tinha métodos de provar da realidade que tinha pensamentos, mas também não usava o mito como totalitário.

   Com o inicio da filosofia podemos observar o surgimento da escola jônica, formada na cidade de Mileto, tendo assim filósofos que começaram a procurar por explicações dentro da natureza. Tendo como base de seus pensamentos que a explicação do mundo se encontra no próprio mundo, e não em mistérios míticos.

   Podemos perceber com as pesquisas realizadas que a filosofia tem grande importância desde os primórdios, se não fosse por meio dessa ciência, poderíamos ainda estar presos em uma era que acreditava fielmente de que todos os questionamentos poderiam ser respondidos através de mitos, com a filosofia deixamos de aceitar o mistério como lei, e passamos a pensar, a pesquisar e a questionar sobre tudo a nossa volta.

   A filosofia teve como base para características do seu surgimento questionamento de como tudo surgiu, quando descobrir as verdades do mundo deixou de ser secreto e misterioso e que precisava ser revelado por divindades. Uma forte característica foi a observação dos filósofos à natureza, percebendo que tudo se derivava dali, que o mundo onde viviam era uma coisa cíclica.

   Deste modo, concluímos que a filosofia passou a ter importância na Grécia antiga, quando os primeiros pensadores mudaram suas visões e começaram a praticar a ciência que até hoje nos causa questionamentos, nos colocando a pensar, deixando de lado o conformismo e a aceitação.

Referências;

ALMEIA, A. Filosofia e ciência da natureza: alguns elementos históricos. UFSC, 2002. Disponível em: < https://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/300717-6FpFR9dYEh86L.pdf >. Acesso em: 21 mar 2019.

MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: Dos pré socráticos a Wittgenstein. 13ª edição, Zahar, 1ª publicação 1997

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com