TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sócio Diversidade Responsabilidade Social

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

SIMONE ALMEIDA DA SILVA

Matrícula - 3501417

AP2

Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento Social

Nova Iguaçu, 2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

Nos foi proposto através desta atividade refletir sobre a aplicabilidade dos conceitos estudados nas unidades 5 (Democracia e Ética) e unidade 6 (Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental) em nosso cotidiano, como cidadão e futuro profissional atuante em contextos ricamente diversificados.

Já nos foi levado a pensar na atividade anterior AP1 sobre definir nossos caminhos através do comprometimento com a nossa ética, agora seremos levados a refletir como podemos contribuir com os nossos propósitos, condutas, decisões e atitudes em prol da sustentabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

O que é Responsabilidade Social?

        Sustentabilidade social é um conjunto de ações que tencionam melhorar a qualidade de vida da população em sua totalidade, não só a de baixa renda, mas a população como um todo sem distinção alguma, planejando reduzir as desigualdades sociais promovendo o acesso aos direitos e serviços básicos.

        As ações socialmente sustentáveis quando colocadas em prática, favorecem indiscriminadamente a vida de toda população, provendo a todos acesso a plena cidadania. Ela traz consigo distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida e redução das diferenças.

        As empresas que estão buscando atuar com a responsabilidade social estão se comprometendo em adotar um comportamento ético contribuindo para a sustentabilidade. Estas com suas ações e inovações na área de sustentabilidade estão proporcionando qualidade de vida não só para seus funcionários e comunidade local, mas para sociedade como um todo.

        É importante que cada indivíduo saiba seu papel e faça a sua parte. Todos precisamos nos engajar e entendermos que somos responsáveis pela sustentabilidade do planeta, o comportamento de todos deve contribuir para que essa sustentabilidade se mantenha para gerações futuras. Precisamos mudar nossas atitudes, só assim encontraremos solução para um mundo melhor para as pessoas e para o planeta.

Uma empresa que pratica responsabilidade social está voltada para o todo, funcionários, clientes, fornecedores e todos que estão ao alcance de seus produtos e serviços, visando o bem-estar de todos e causando um impacto positivo a sua volta

2.1 EMPRESAS QUE PRATICAM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Empresa 01 – Natura Cosméticos

Empresa fundada em 1969, multinacional brasileira de cosmético e produtos de higiene e beleza.  É líder no setor de venda direta no Brasil.

Apresentou recentemente sua nova visão de sustentabilidade com diretrizes até 2050, com ambições e compromissos até 2020. Entre os princípios que orientam o desenvolvimento desse novo modelo de atuação estão a economia circular, incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de valor, geração de impacto por meio de incentivo a educação de novos modelos de negócios sustentáveis.

Natura e sustentabilidade social:

Zona rural Abaetuba – Norte do Pará: Hoje Fornecedor de matéria prima para Natura -  Centenas de famílias de fruticultores de Abaetuba são fornecedores desde 2006. Antes a paisagem da floresta estava degradada, muito desmatamento. Antes o valor estava na madeira, depois o valor chegou nas sementes e frutos dessas árvores. Para ganhar dinheiro foi preciso reflorestar. Houve a parceria da natura e uma nova visão de mercado. Para algumas das famílias, a renda anual passou de R$12.000,00 para R$28.000,00. Hoje existe uma cooperativa com produção diária de 300 quilos de matéria prima, vindo diretamente de sua própria usina, usina esta que foi resultado de investimento direto da Natura em parceria com a cooperativa.

Floresta Amazônica – Natura formou fornecedores locais

As comunidades fornecedoras assaram de 4 no ano de 2000 para 28 em 2017;

As famílias impactadas eram 446 em 2000 chegando a 2017 com 2841 famílias;

4 Tipos de matérias primas beneficiada em 2000 chegando a 18 tipos em 2017;

Volumes de negócios gerados em 2000 ínfimo chegando em 2017 com 1,1bilhão;

(Fonte revista exame, novembro 2017)

A atuação da Natura vai além do impacto ambiental, esta promove programa de desenvolvimento de comunidades locais, especialmente na Amazônia. Possui benefícios e programas de desenvolvimento de funcionários e relacionamento com revendedores prezando sempre a sustentabilidade do planeta, o desenvolvimento social e econômico da sociedade. Esses são alguns dos motivos pelos quais a Natura é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo.

Empresa 02 - Bradesco

        No Bradesco o sistema de gestão de responsabilidade social corporativa trata de princípios que promovem o respeito ao ser humano em todos os seus aspectos e tem como objetivo promover a melhoria contínua das relações e condições do ambiente de trabalho, estendendo o compromisso de respeito aos Direitos Humanos, Direito da Criança e Direitos Fundamentais do trabalho aos seus fornecedores.

Abaixo algumas de suas ações de sustentabilidade social:

Trabalho Escravo Infantil – Se forem identificados indícios de envolvimento do cliente e/ou fornecedor com atividades ilegais, a organização procura esclarecer todas as informações, com o objetivo de sanar qualquer apontamento nesse sentido, sensibilizando no rating sócio ambiental a regularidade destes, após todas as explicações e comprovações apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com