TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SÓCIO DIVERSIDADE, RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO SOCIAL

Por:   •  11/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

 Elabore um texto com no mínimo 1 e no máximo 2 laudas contendo suas respostas às questões propostas:

  • O processo de globalização trouxe benefícios e qualidade de vida para todos? Justifique sua resposta.

Não, não para todos. Conforme descrito no portal Estadão de São Paulo (2018), A globalização é a quebra barreiras entre nações no que tange as diferentes vertentes econômicas, comerciais e consequentemente as humanitárias e sociais. Dentro do raciocínio exposto em nossos materiais de estudo e do próprio texto do Estadão de São Paulo (2018) a globalização permite que grandes produtores, por exemplo, esmagarem mercadorias dos menores produtores.

Se transportarmos essa realidade para a vida de uma família que se sustenta com trabalho manufaturado em uma nação que teve seu mercado inundado por produtos importados, sufocando a produção interna, temos um efeito desleal. Se as políticas dispostas em um mundo globalizado não forem fiscalizadoras de modo equilibrado e humanitário a balança pode e tende a pender as grandes nações.

  • Quais os impactos da globalização na sociedade?

A sociedade de forma geral é impactada positiva e negativamente pela globalização. Novas possibilidades nos mercados consumidores, novas mercadorias antes inacessíveis, preços mais competitivos, além claro de acesso a lugares e informações antes restritas por uma série de regras e um circulo protetor vicioso por parte das nações caracterizam o lado positivo da globalização para as sociedades, cada uma com seu contexto, mas de forma geral todas foram ‘abertas’ depois desde advento (PENA, 2018).

De forma negativa, a globalização torna os mercados diretamente concorrentes, o que, em uma economia não tão desenvolvida, pode gerar uma onda de desemprego e consequentemente extrema pobreza causada pela desigualdade da competição entre países. Nesse cenário outras consequências, conforme descrito por Araújo (2014), podem ser observadas: aumento do fluxo migratório para países mais desenvolvidos, a interpenetração cultural remanescente e a degradação ambiental são exemplos de impactos sentidos diretamente na população.

  • Como cidadã(o), de que forma você poderia ajudar a concretizar pelo menos 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

O Objetivo de fome zero pode ser diretamente atuado por cada um de nós. Estando ligado a uma necessidade básica, hoje diversas entidades e pessoas estão ligadas a movimentos e causas que amparam, arrecadam, distribuem e fazem chegar as refeições de milhares de brasileiros, alimentos que antes os mesmos não teriam possibilidade financeira de comprar. Hoje participo ativamente de campanhas pertencentes a uma ONG que apadrinha algumas instituições e famílias que hoje vivem em situação de pobreza extrema. Atuamos com empresas parceiras, pessoas que ajudam e a mão de obra de dezenas de voluntários que organizam, selecionam e dividem centenas de mantimentos aos que precisam.

O Objetivo da redução das desigualdades está ligado diretamente ao nosso cotidiano. Aprender a ver as pessoas como seres humanos é algo muito difícil de ser pulverizado na mende de diversas pessoas. Ajudar sem tetos, mendigos, viciados moradores de rua, por exemplo, a muitos é considerado um ato deplorável. Para muitas pessoas a rua é escolha de cada um. A conscientização e a ajuda dessas pessoas que realmente necessitam pode partir hoje de cada um de nós, com ações simples como olhas o outro com caridade ao invés de olhar como algo que polui o meio ao qual se vice. Se as pessoas passarem a ser vistas como tal, o mundo será um lugar melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com