TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PROFISSIONAL: Instrumentação para Intervenção

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 PLANEJAMENTO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL        4

2.1.1 IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL        5

CONCLUSÃO        8

REFERENCIAS BIBLIÓGRAFICAS        9

 ANEXOS        10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar a extrema importância da pesquisa social para o Serviço Social, como um elemento constituinte da prática profissional, já que a mesma possibilita resultados eficientes e proveitosos.

A profissão de Serviço Social passou por um longo processo para sua consolidação, momento este marcado por uma correlação de forças e que com o tempo vai se aprimorando e trazendo respostas para a sociedade.

Com isso, houve a necessidade de a categoria buscar uma instrumentação que faça a leitura da realidade em sua totalidade para intervenção. Nessa perspectiva se enfatiza a importância do planejamento, de ações pensadas que promova o processo de reflexão, decisão, ação e revisão no âmbito do seu trabalho.

Nesse impasse a pesquisa social surge como ferramenta essencial de leitura da realidade, a fim de construir conhecimentos, adquirir dados e indicadores que norteará a prática profissional, tornando visível a conquista de resultados significativos. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Portanto, este trabalho pretende ampliar as discussões acerca da pesquisa social no serviço social, já que tem se tornado ferramenta de imensurável importância e também apresentar que a mesma não e indispensável somente para graduação, mas para o desenvolvimento do conhecimento que embasará os trabalhos e atividades da profissão.


2.1.PLANEJAMENTO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Não é novidade descrever que o serviço social enquanto profissão tem passado por um longo processo histórico para sua consolidação. Nesse impasse o mesmo se avança, exigindo um profissional propositivo, capaz de compreender a realidade que o cerca, atento para as novas demandas sociais, quebrando com o paradoxo de um assistente social de ações paliativas.

No contexto atual, vale elencar que a ação do profissional de serviço social está presente em diversos campos, tanto em instituições públicas quanto privadas, que visam à efetivação de direitos e políticas sociais.

 É interessante frisar que o assistente social tem sua prática embasada no planejamento, ou seja, a perspectiva de reflexão, decisão, ação e revisão, isso representa o trabalho em processo, para o alcance de respostas eficazes e eficientes.

Desse modo, explicita claramente Iamamoto, abaixo:

Exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. Alimentado por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano tem ampliadas as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. O novo perfil que busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais, tanto em dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações quotidianas; um profissional criativo e inventivo, capaz de entender o “tempo presente, os homens presentes, a vida presente” e nela atuar, contribuindo, também, para moldar os rumos de sua história. (IAMAMOTO, 2005, p.49)

De acordo a referência se confirma que a realidade atual exige-se um profissional crítico, com competência técnica-operativa, que tem seu agir profissional diante das expressões da questão social.

Nessa análise, ressalta-se a importância do planejamento, direcionando assim uma preparação para o trabalho, pautada na divisão de etapas, ou seja, ter o momento de reflexão, no qual permite o conhecimento da realidade e a partir disso, adquirir dados, indicadores que vão nortear a escolha das estratégias de intervenção, isto é a decisão. Já com esses dados o profissional assistente social tem subsídios da ação, desenvolvendo-se a execução das atividades, podendo ser avaliado de forma crítica, processo esse de revisão que possibilita a análise dos resultados.

Esse caminho permite demonstrar a importância do planejamento, da ação pensada, evitando o improviso, prática esta, que não trazem resultados positivos. Fortalecendo o trabalho do profissional que a partir do planejamento visualiza o instrumento eficaz para determinada ação. Conforme afirma Fritsch:

O planejamento é um instrumental essencial aos profissionais que efetivamente querem intervir. É uma metodologia de ação que pode ser manipulada para a manutenção ou transformação de determinado estado. (FRITSCH, 1996, p.27)

Para isso e relevante mensurar a extrema importância de ter o planejamento na prática profissional, já que o mesmo depara em seu cotidiano com refrações de um sistema capitalista exacerbado que preza somente o lucro, refletindo em aspectos negativos na sociedade.

Portanto, o planejamento se torna uma ferramenta essencial para o exercício do profissional de Serviço Social, pois com certeza essa prática norteará o assistente social em qualquer instância, permitindo desta forma uma qualificação no trabalho e promovendo resultados proveitosos e eficazes da realidade social, desafio este do serviço social contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (328.1 Kb)   docx (209.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com