TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tipo de Rede Sem Fio

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de rede sem fio

As tecnologias de redes sem fio incluem desde redes de dados e de voz globais, que permitem que os usuários estabeleçam conexões sem fio por longas distâncias, até tecnologias de frequência de rádio e luz infravermelha que são otimizadas para conexões sem fio de curta distância.  

Para reduzir custos, assegurar não interrupção e promover a ampla adoção de tecnologias sem fio, organizações como o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a Internet Engineering Task Force (IETF), a Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA) e a International Telecommunication Union (ITU) integram vários esforços de padronização, assim esses grupos de trabalho do IEEE estão definindo como as informações devem ser transferidas de um dispositivo para outro (se, por exemplo, são utilizadas ondas de rádio ou luz infravermelha) e como e quando um meio de transmissão deve ser usado para comunicação. Ao desenvolverem padrões de redes sem fio, organizações como o IEEE abordam assuntos como gerenciamento de energia, largura de banda, segurança e questões que são exclusivas das redes sem fio. Permitindo assim que todos consigam se comunicar, ao melhor custo beneficio.

Wi-fi

A rede sem fio IEEE 802.11, que também é chamada como redes Wi-fi ou wireless. Essa rede atua na camada física, o 802.11 define uma série de padrões de transmissão e codificação para comunicações sem fio, sendo os mais comuns:

  • FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrun):

Utiliza 79 canais, cada um com 1 MHz de largura, começando na extremidade baixa da banda ISM de 2,4 GHz (site: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwifimanaus2/pagina_3.asp,acesso em 05 de junho de 2016)

Assim o sinal de dados é modulado em sinais portadores de banda estreita que saltam de frequência em frequência em função do tempo, por isso ele pode saltar os canais em diferente instantes de tempo de forma aleatória com a mesma potencia de sinal.

Essa tecnologia só foi usada nas primeiras redes 802.11

  • DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum):

Essa tecnologia segue o mesmo principio da tecnologia FHSS, porém em vez de ser feita de forma aleatória, já a DSSS é feita de forma sequencial

O sistema DSSS determina a divisão de 14 canais em 2.4Ghz de 22Ghz, respeitando o padrão cada canal através da frequência central.

  • OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing):

Esse tipo de transmissão consiste na divisão do canal em várias subportadoras, sendo transmitidas paralelas umas com as outras, sendo que cada uma é independente da outra e, leva consigo uma parcela da informação transmitida.

Atualmente, é o padrão de fato em conectividade sem fio para redes locais.

Essa rede IEEE tem como principal característica transmitir sinal sem fio através de ondas.

Bibliografia:

https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784756(v=ws.10).aspx

https://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwifimanaus2/pagina_3.asp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com