TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Profissional: Instrumentação para a Intervenção

Por:   •  30/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        BIBLIOGRAFIA        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo proporcionar uma reflexão da importância da Pesquisa Social para o assistente social, além disso, os desafios que estas pesquisas trazem, uma vez que, o exercício do profissional do assistente social deve ser planejado com o objetivo de atingir os objetivos da ação profissional condizente com a Política de Assistente Social.

As pesquisas para o Serviço Social é determinada pela sua intervenção e seu estudo deve ser direcionado aos indivíduos que participam das pesquisas, o retorno e seu possível alcance social, para que medidas sejam tomadas a fim de se ter uma transformação material nas ações dos profissionais, nas condições dos indivíduos envolvidos e nas organizações sociais.

Assim, o assistente social tem as pesquisas como um meio para a objetivação do seu exercício profissional, de forma construtiva de acordo com a sua demanda especifica, e possíveis caminhos para seu enfrentamento.

Portanto, o assistente social busca através das pesquisas a produção de um conhecimento para a intervenção profissional. Essas pesquisas contribuem para avanços em diversas áreas das políticas públicas, das ações profissionais, do enfrentamento da questão social no decorrer do tempo, entre outras áreas.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social no Brasil surgiu por volta de 1930 através da burguesia capitalista e das teorias de Ciências Humanas e da Igreja Católica. Com a ditadura na década de 50, o Serviço Social passa por mudanças. Segundo Simionato (2004):

                As transformações ocorridas no final do século XX, que colocaram desafios gigantescos para o conhecimento e para os modelos de interpretação de mundo, provocaram alterações importantes na trajetória do Serviço Social, as quais se revelam através da busca constante pela renovação de seus recursos tanto teóricos como práticos.

        Desta forma, o profissional de Serviço Social ganha amadurecimento devido às divisões sociais e técnicas do seu exercício profissional, ou seja, ganham conhecimento teórico através da Ciência Social, podendo assim ter base para as questões sociais estudadas.  

Devido este processo histórico de mudanças e fortalecimento do profissional, houve a concretização da pesquisa no âmbito do Serviço Social, consolidando assim o objeto profissional de intervenção, fazendo assim a pesquisa ser de suma importância para o assistente social.

 A pesquisa é um exercício profissional que busca um conhecimento a mais que o entendimento real, com um objetivo determinado, ajudando assim o profissional a entender o contexto envolvido e a vida do individuo ou sociedade estudada, para que este profissional possa desenvolver melhorias práticas na questão da qualidade de vida do individuo e possíveis mudanças.  

As pesquisas para o Serviço Social é determinada pela sua intervenção e seu estudo deve ser direcionado aos indivíduos que participam das pesquisas, o retorno e seu possível alcance social, para que medidas sejam tomadas a fim de se ter uma transformação material nas ações dos profissionais, nas condições dos indivíduos envolvidos e nas organizações sociais.

De tal modo, o assistente social tem as pesquisas como um meio para a objetivação do seu exercício profissional, de forma construtiva de acordo com a sua demanda especifica, e possíveis caminhos para seu enfrentamento.

Segundo Bourguignon (2005):

                A pesquisa é constitutiva e constituinte da prática profissional do Serviço Social, sendo determinada pela sua natureza interventiva e pela sua inserção histórica na ‘divisão sócio – técnica do trabalho’.

Logo, no âmbito do Serviço Social a pesquisa tem o objetivo de intervenção e obra de conhecimento, sendo esses objetivos complementares um do outro. O assistente social sua natureza é constitutiva e constituinte, uma vez que sua prática social está fundamentada na relação teórica e prática, que busca compreender a realidade do problema social e as suas possibilidades de intervenções. Além disso, através do desenvolvimento do conhecimento, das práticas relacionadas as políticas publicas e teoria de ciências sociais e humanas, fazem com que o profissional sofra mudanças, o que acaba lhes desafiando, pois criam barreiras, impedindo a percepção do vínculo entre a pesquisa e a intervenção.

No processo de produção de conhecimento é necessária sua compreensão como um meio de mudança da realidade social através do estudo. O conhecimento é uma possível objetivação dos problemas a serem enfrentados mediante a natureza, o homem e a sociedade. Para tanto, a pesquisa é um meio existencial do ser humano, uma vez que, para se conhecer o desconhecido o ser humano utiliza-se de perguntas para obter respostas.

O assistente social busca na pesquisa estabelecer uma discussão entre a situação no socioeconômico, político e cultural, a fim de abranger as decisões e situações mais gerais no seu âmbito profissional, principalmente quando está relacionado as demandas e exigências da sociedade.

Para tanto a pesquisa exige suas particularidades, ou seja, quais os elementos, processos que movimenta e ajuda a entender o problema investigado e a prática da pesquisa no trabalho. Segundo Battini (1991) o problema investigado é amostra de um processo que envolve questionamentos e explicações aos fatos, ultrapassando os limites impostos pela realidade da sociedade e o conhecimento adquirido pelas teorias impostas.

A pesquisa no âmbito do Serviço Social se faz necessário de acordo com o passar do tempo, uma vez que, a profissão confronta-se com demandas sociais em virtude das questões sociais, baseando se na teoria crítica que ancora o conhecimento e a intervenção no exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com