TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo Sustentável

Por:   •  4/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

EEEP Rita Aguiar Barbosa

Nome: Jonatas Sousa Silva

Número: 19

Turma: 3° ano de Administração

Pesquisa: Práticas bem sucedidas de Turismo Sustentável no Nordeste e em Itapipoca

O imenso litoral com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas às do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo. A região Nordeste do Brasil vem desenvolvendo um quadro socioeconômico em que a atividade turística apresenta-se como um importante vetor de crescimento. Por sua vez, embasado fortemente no segmento “sol e praia” que se caracteriza, muitas vezes, como sazonal e massivo, tanto no litoral como nas águas/corpos d'água interiores, o turismo contribui, em muitos casos, para a perda de qualidade ambiental e para o desgaste da imagem de destinos turísticos.

Contudo, nas últimas décadas o turismo vem passando por um processo de segmentação de mercado, fundamentado na divisão da demanda ou da oferta, em função de suas características intrínsecas. Dentro do que se convencionou englobar a denominação de “turismo sustentável''.

O turismo sustentável é caracterizado por atender às necessidades dos turistas sem causar prejuízos ao meio ambiente, minimizando impactos ambientais e promovendo benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos. No Nordeste, várias práticas foram criadas para o turismo sustentável, que não se diferenciam tanto dos pilares que o turismo sustentável prega. São eles: Redução de Impactos Socioeconômicos;  Redução de Impactos Culturais; Redução de Impactos Ambientais; Investimento em Administração Responsável. O sucesso dessas medidas se dá pelo custo diminuído e pela aceitação e investimento nessas medidas, e como ela é aceita e causa bons resultados. Um bom exemplo de práticas de turismo sustentável é Fernando de Noronha (PE. Noronha faz um controle rigoroso em relação a quantidade de visitantes que recebe e possui programas para acabar com o uso de plástico na ilha e de zerar as emissões de carbono até 2030

Em Itapipoca há bastante potencial ao turismo sustentável, é uma cidade de grande cultura e biodiversidade, locais bonitos e climas fantásticos, possui uma peculiaridade ambiental devido ao fato de possuir, em um mesmo limite territorial, três distintos ambientes: litoral (planície litorânea), sertão (depressão sertaneja) e serra (maciço residual de Uruburetama), características que o levaram a ser conhecido regionalmente como “a terra dos três climas".  O Município tem sua base de turistas, mas deve abranger o turismo sustentável, pois assim manterá as áreas, como faunas e grandes locais históricos, paisagens diversas, praias e dunas, preservados, e sendo incentivo para outros municípios.

Concluindo, as práticas do turismo se fazem necessárias e importantes, no âmbito econômico e cultural, e ao meio ambiente no Nordeste, que já conta com vários projetos de sustentabilidade e logo se tornará um exemplo pro mundo de turismo sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com