TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do Crack

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

nome: GIULIANO DA sILVA rAMIRES CHIQUINE

o USO DO CRACK

SANTA VITÓRIA DO PALMA

2012

GIULIANO DA SILVA RAMIRES CHIQUINE

o USO DO CRACK

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Orientador: Profª. Lisnéia Rampazzo

SANTA VITÓRIA DO PALMAR

2012

sumário

1-INTRODUÇÃO .............................................................................................................................. 04                                                                                  

2- DESENVOLVIMENTO ................................................................................................................... 05                                                                                                  

3 - CONCLUSÃO ..............................................................................................................................  08                                                                                                      

4 – REFERÊNCIAS .............................................................................................................................09                                                                                              

1.INTRODUÇÃO

A construção do presente portfólio  tem por objetivo possibilitar ao aluno compreender que o uso do crack está presente em todo o Brasil, onde o mesmo representa um grave problema social que precisa ser enfrentado não apenas pelo nosso poder público, mas com o apoio da sociedade. Este tem como proposta principal fazer com que a sociedade tenha realmente a noção de como esse problema está afetando todas as classes sociais, gênero ou raças.

Considerando que o trabalho do Assistente Social deve contribuir para o atendimento a família no processo de estruturação emocial e afetiva do dependente químico tentando ajudar a população a enfrentar problema social.

Serve ainda este portfólio com um alerta a respeito da importância de se trabalhar desde o principio do processo educativo com as demais disciplinas no currículo escolar, porque infelizmente hoje em dia não tem idade, podemos encontrar muitas crianças nas ruas usando o crack ao invés de estar na sala de aula.

2. Desenvolvimento

No momento, as drogas são substâncias químicas capazes de causar dependência química como: cigarro, maconha, cocaína e principalmente o crack, ele age rapidamente sobre o cérebro, no caso deste é uma substância que atinge o sistema nervoso central, num processo muito rápido e devastador, onde fica dependente no consumo da primeira pedra, ela vem ganhando força devido ao baixo preço e fácil acesso e enorme prazer de sensação, o usuário usa a droga e fica exposto a  doenças circulatórias e pulmonares. Por ser uma droga de efeito curto, causando prazer, euforia e autoconfiança, só que cada vez o que for consumido leva mais o usuário a dependência devido à dopamina que é responsável por provocar sensações de prazer e excitação, levando ao usuário quando em alta concentração no organismo sintomas de alucinação e cada vez mais escravo da droga.

Nesse caso, o usuário de crack, no início eles consumiam álcool e outras drogas, como álcool, por exemplo, e o motivo de leva os usuários ao crack,porque o álcool, maconha e a cocaína já não fazem mais o efeito desejado, eles começam a usar o crack ,essa poderosa droga do momento.

Esses vícios atingem a todas as classes da sociedade seja rico ou pobre, branco ou negro, homens e mulheres e em qualquer lugar do Brasil que você possa imaginar, as pessoas mais ricas com poder aquisitivo altos sustentam o vicio, agora os mais pobres eles cometem erros absurdos como roubar, extorquir a própria família e outras coisas, fazendo daquilo seu único objetivo para consumir.

No Brasil essa droga chegou rápido, muitos usuários dependentes desse entorpecente, e não restringe só em capitais ou em grandes cidades até pequenos municípios e no interior.

Hoje na realidade vivenciada, está muito longe de ser um paraíso que muitas pessoas de nossa sociedade acreditavam que existia, temos sim que dialogar com nossos filhos, orientá-los para que esse mal não destrua lares, outro ponto importante e a pouca informação do assunto e muito preconceito também.

A sociedade precisa ser mais participativa e contribuir para poderem encarar está realidade presenciada nos dias atuais e não virar as costas pra esse grave problema social, que atormenta a sociedade brasileira, que precisa trabalhar junto com os órgãos públicos, políticos e profissionais desta área, para combater esse mal, os políticos poderiam fazer uma política mais articulada tomando medidas mais concretas e objetivas e eficazes ao combate dessa epidemia do crack, fazendo as leis serem mais rígidas, criando mais clinicas pública e aumentando leitos nos hospitais públicos para esses usuários, dando um tratamento básico e adequado para que eles possam fazer um tratamento completo, com vários profissionais do ramo, é também dando um suporte para suas famílias, para que possam viver em paz, com direito de priorizar a saúde em nosso país, que está um caos, muito precária a saúde pública no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com