TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente

Resenha: O ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente/Sala Tematica: Sala de Historia.

Usuarios: Alunos do Ensino Fundamental.

Nas salas temáticas de História podemos utilizar o gravador de voz, que permite o registro de depoimentos de pessoas. O professor de História pode iniciar em sala essa atividade com os alunos, simulando uma entrevista. Posteriormente, os alunos poderão entrevistar outras pessoas em seus trabalhos de pesquisa. A filmadora e a máquina fotográfica também podem contribuir bastante para a compreensão da História pelos alunos, pois esses materiais possibilitam o registro de locais, situações e atividades vividas pelos alunos de uma turma. A utilização da filmadora e da máquina favorecerá a discussão e a reflexão sobre a realidade observada, além de contribuir para documentar a história do grupo de alunos.

Globo terrestre, mapas históricos e geográficos são imprescindíveis em uma sala de História, pois permitem a localização espacial dos diferentes povos e culturas estudados e possibilitam o reconhecimento da reorganização do espaço físico e político ao longo dos tempos. A sala temática também pode ser composta de jogos (que tragam novos desafios aos conhecimentos desenvolvidos no estudo da História), atlas, dicionários, livros didáticos e paradidáticos, arquivo de artigos, de jornais, revistas, letras de músicas, textos históricos... Todos esses materiais podem dar base aos alunos nos trabalhos de pesquisa em sala de aula, ou seja, podem proporcionar a reflexão e o aprofundamento dos temas em estudo.

Outros elementos que devem fazer parte das salas temáticas de História são os objetos da cultura material (vestimentas, utensílios domésticos, ferramentas, ornamentos, móveis, entre outros). Esses objetos materiais, palpáveis, possibilitarão o contato dos alunos com elementos de seu convívio social e étnico e de outros grupos sociais, em diferentes tempos e espaços, contribuindo para a compreensão de diferentes culturas, na medida em que esses objetos estão relacionados à sobrevivência de cada cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com