TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de institucionalização do serviço social

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CONCLUSÃO        7

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho objetiva expor o conceito de Serviço Social, sua trajetória no Brasil, seu real objeto de estudo e a necessidade do assistente social estar alerta e também consciente da sua função a desempenhar na sociedade. Contextualizar o Serviço Social é fazer uma reflexão acerca das questões sociais, é pensar no próximo, é ter consciência da sua função, é conhecer sua história, como também as modificações e avanços por qual essa área passou e vem passando. O Serviço Social surgiu a partir da emergência de intervir nos problemas que envolviam uma determinada localidade, mediante isso propondo soluções para que fossem amenizados tais problemas e possibilitando assim uma convivência humana mais justa e digna.

MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

        O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se insere de meios científicos multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para uma analise crítica e intervenção nos diversos âmbitos da questão social, deste modo, no conjunto de desigualdades que se geram do transtorno entre a humanização da produção e a ocupação privada dos resultados do trabalho, colocados nos mais diversos campos, como a educação, saúde, lazer, assistência social, previdência, habitação, etc., com a função de planejamento, coordenação, administração, execução e auxilio das políticas, dos programas e serviços sociais, o profissional de serviço social consolida sua intermediação nas relações entre os homens no habitual da vida social, através de uma atuação global de característica socioeducativo e de prestação de serviços.

Depois de, o Serviço Social exceder a visão do homem como objeto profissional. Modifica-se à concepção de que a condição deste homem frágil, desempregado, analfabeto, etc., é fruto, não apenas de uma incapacidade individual, entretanto, além do que, um conjunto de situações que fazem valer a intervenção profissional. A preocupação com as questões sociais é o principal foco do Serviço Social.

O Serviço Social é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 8.662/93, que requer a graduação em Serviço Social em Unidade de Ensino Superior aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando deu inicio o processo de industrialização e urbanização no país. A necessidade da profissão se encontra associada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) no período, com o intuito de inspecionar os descontentamentos populares e conter qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regularizada em 1957 com a lei 3252.

A profissão conservou uma linha conservadora, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as batalhas contra a ditadura e pelo acesso a melhoria das situações de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e no percorrer dos anos de 1980, o Serviço Social também conheceu novas preponderâncias: a partir dai, a profissão vem contestando seu histórico de conservadorismo e afirmando um projeto profissional vinculado com a democracia e com o ingresso absoluto aos direitos sociais, civis e políticos.

O Serviço Social possuiu vários Códigos de Ética (1947, 1965, 1975 e 1993) que demonstram os diversos momentos vividos pela profissão. Atualmente o Código de Ética assegura as concepções essenciais da profissão e dispõe sobre direitos e deveres do profissional, bem como dos critérios éticos nas relações com outros profissionais, com os usuários e demais instituições nas quais se vinculam.

A fiscalização do cumprimento do Código de Ética é de competência do CRESS, devendo portanto as regulamentações nele vigentes serem respeitadas por todos profissionais de Serviço Social.

O propósito do Serviço Social, no Brasil, tem sido historicamente restrito por causa das situações políticas e socioeconômicas do país, constantemente tendo-se em vista as possibilidades teóricas e ideológicas conduzido da intervenção profissional. A compreensão da questão social é extremamente fundamental para o entendimento da profissão.

A Assistência Social brasileira no decorrer de sua história envolvia ações paternalistas e clientelistas do poder público, elementos concedidos aos usuários, o que se concedia que o atendido fosse um favorecido e não um cidadão usuário de um serviço ao qual ele tinha direito. A Assistência tinha uma visão de caridade, com a ajuda aos pobres e necessitados, assim ela era confundida; era mais uma prática do que uma política. Desde 1988, a Assistência transpôs barreiras e passou a ser uma política pública, que envolve um grupo integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, objetivando garantir os direitos à saúde, à previdência e à assistência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com