TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto de ação para garantir a qualidade de vida de Idosos

Artigo: O projeto de ação para garantir a qualidade de vida de Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

Justificativa:

Chegamos a uma época de envelhecimento para a maior parte da população brasileira. Com estatísticas comprovadas, esses dados tem se tornado motivo de grande preocupação para as administrações publicas, independente desta ser municipal, estadual ou federal. Nesse contexto muitas ações têm sido desenvolvidas com o objetivo de conceder a esses cidadãos com mais de 60 anos de idade, uma autonomia e independência em todo seu processo de envelhecimento, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é uma preocupação clara e evidente. Por isso a OMS tem incentivado e buscado a realização de ações que acabem gerando uma qualidade de vida e também uma inclusão social na fase da vida também conhecida como “melhor idade”. Então quando se desenvolvem ações observa-se que ações tornam-se básicas para atingir esses objetivos, por exemplo, a realização de atividades físicas orientação preventiva a saúde, trabalhos artesanais, viagens de turismo, dança em grupo ou individual, estudos de outras línguas e culturas e como não poderia deixa de ser, em uma época tecnológica, a informática.

Essa nova fase, melhor idade ou terceira idade para muitos se torna fase de desafios, porém não deve ser encarado como problema e sim como um espaço característico de nova vida, que deve também ser entendido com novos objetivos, onde encontramos sabedoria, felicidade e experiência. (AZEVEDO 2011)

Com a garantia de seus direitos estabelecidas em lei e estatutos, a inclusão social do idoso torna-se uma apropriação, trazendo a sociedade uma conscientização. Para muitos idosos que trabalharão em uma “vida inteira”, resta muitas vezes a discriminação de uma sociedade ingrata que lhe concede também por direito uma aposentadoria de valor irrisório, dando a esse uma

vida precária, em que não lhe resta muito que fazer, por não ter condições financeiras de participar de eventos sociais e de realizar um laser.

Tendo em vista isso, a Associação de idosos de Nazaré da Mata, em Pernambuco, vem a promover esse projeto justificando as ações nele especificadas, buscando a inclusão de uma camada da população tão excluída, preterida, ignorada da convivência social.

Objetivo:

Tendo em observação as características no município de Nazaré da Mata, em relação á camada populacional de idoso, o projeto de ação para qualidade de vida dessa camada tende a objetiva os efeitos psicológicos e físicos de uma intervenção com atividades grupais para idosos em sua vida. O estudo vem a analisa:

1-Qualidade do sono.

2-Índice de depressão.

3-Ansiedade.

4- Estresse.

5- Qualidade de vida.

Todos esses levados em consideração os índices antes e depois da intervenção.

Objetivando também os efeitos da intervenção no âmbito familiar, social e de modo individual. Considerando:

1- A relação familiar.

2- Mudanças físicas.

3- Humor.

4- Sociabilização.

Publico Alvo:

Pessoas acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, com inicio de proposta para 30 pessoas, podendo atingir 92 pessoas já inscritas na Associação. Tendo como principal alvo, idosos que sofrem uma exclusão social devido a múltiplos fatores, por exemplo, financeiro.

Metas a atingir.

Metodologia.

Os critérios para inclusão do projeto são:

Ter idade igual ou superior a 60 anos.

Estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com