TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que Serviço Social quer dizer

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

A cidade de Fartura do Piauí está localizada na Microrregião de São Raimundo, distancia-se a 590 km da capital Teresina. O município possui 5.076 habitantes, na Zona Urbana 1.336 e na Zona Rural 3.74. Sua área é de 717,991 km², tem as coordenadas geográficas de 90º00’51” de latitude e 42º41’11” de longitude.

O município limita-se:

Ao Norte: São Raimundo Nonato/Bonfim do Piauí/Várzea Branca

Ao Sul: Estado do Piauí

Ao Leste: Dirceu Arcoverde

Ao Oeste: Estado da Bahia

As condições das habitações na sede do município são boas, sendo a maioria das casas construídas de tijolos e cobertas de telhas. Na Zona Rural, a maioria das residências encontra-se de forma precária, 70% são construídas de tijolos/adobe, a habitação rural é a marca concreta da ocupação permanente da terra pelo homem e ao construir imprime o próprio padrão econômico, utilizando materiais fornecidos pela natureza que o cerca, de acordo com as técnicas que eles dominam, pois ainda existe casa revestida de taipa e de barro, propício à existência de parasitas causadores da doença de Chagas, colocando em risco a saúde da população.

Grande parte dos beneficiários, mesmo casados ainda moram com os pais temporariamente, pela falta de condições financeiras. Não existe situação de risco nas áreas das habitações das localidades beneficiadas pelo PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural como: Enchentes, alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos, erosões, lixões e insalubridade.

Quanto ao tempo de ocupação na localidade constata-se que 12% moram há até 06 anos, 6% moram de 07 a 10 anos, 85% moram 10 anos ou mais. No que se refere à forma de ocupação na localidade 80% são posseiros, 10% proprietários e 10% herdeiros.

O clima é semiárido, quente com seca invernal, tendo como principal característica à irregularidade interanual da estação das chuvas e suas repercussões. O tipo de regime climático resulta em uma irregularidade permanente dos cursos de água. Na região nenhum rio importante é permanente. A água sobe rapidamente e as enchentes são comuns nos meses chuvosos; em seguida, passam-se longos meses os quais os leitos dos rios ficam completamente secos.

O relevo do município é formado por planaltos ou chapadas, morros, serras e planícies. Estas formas de relevo são resultadas de transformações que foram se produzindo durante séculos, compostas por vários tipos de rochas minerais. Mesmo sem nossa percepção, o relevo está em lenta e contínua mudança, causado pelos agentes atmosféricos como a água, o vento e as variações de temperatura sobre as rochas.

Na caatinga a estação seca é longa durando, de maio a dezembro; A partir de julho a vegetação seca e as folhas caem tudo, toma uma tonalidade cinza arroxeada, o ar torna-se mais poluído.

A flora da região quando comparada a Floresta Amazônica e o Cerrado, possui um número reduzido de espécies. Isto se deve ao clima, que exclui espécies animais incapazes de resistir às secas e a própria estrutura do ambiente.

A fauna apesar de relativamente pobre em espécies, a caatinga abriga um número considerável de animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com