TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filantropia

Artigo: O que é filantropia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Filantropia

A Filantropia e praticada de formas diversas há milhares de anos, e uma palavra que vem do grego que significa Amor a humanidade, relaciona-se ao amor do homem pelo ser humano, constitui-se na preocupação do favorecido pelo próximo que nada tem para oferecer em troca, portanto no gesto voluntarioso sem intenção de lucro ou de se apropriar de qualquer bem, A sua principal intenção e que ser humano tenha condições básicas e dignas de vida , praticando o bem.

Como conseqüência, podemos afirmar que filantropia, em sentido amplo, se constitui em toda e qualquer ação praticada pelas entidades beneficentes,que ajudam a promover , defender e amparar a pessoas humana, com a finalidade de sua inclusão social. Assim toda ação promotora da pessoa humana e uma ação filantrópica, entretanto, a assistência social, e definida como filantropia qualificada, é caracterizada pela qualificação da ação promotora da coletividade em plena harmonia com o contido na Constituição Federal e na Lei da Assistência Social (LOAS).

O que é filantropia?

É o ato de fazer caridade, de ser generoso, de beneficiar algum e, de se ter amor à humanidade. É sinônimo de beneficência.

O que é entidade filantrópica?

É a entidade que contem no seu estatuto a finalidade de prestar assistência social a quem dela necessitar e que efetivamente o faz. Para uma entidade ser reconhecida oficialmente como filantrópica pelos órgãos públicos ela precisa cumprir alguns requisitos legais e ser portadora do CEAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, o que lhe possibilitara algumas vantagens fiscais.

O que é entidade de assistência social?

É aquela que por finalidade uma das seguintes alternativas, ou todas:

a) a prestação de serviços de atendimento ajuda e assessoramento ao menos favorecidos, visando prover a suas necessidades básicas e facilitar o acesso a bens e serviços;

b) atuar na defesa e garantia dos direitos desses cidadãos;

c) a proteção e assistência à família, maternidade, infância, adolescência e velhice;

d) o amparo às crianças e adolescentes carentes;

e) a promoção da integração ao mercado de trabalho;

f) a habilitação e reabilitação das pessoas portadores de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

O que é entidade beneficente?

É aquela que contem o seu estatuto à finalidade de fazer caridade e de realizar atividades favoráveis para alguém em situação de inferioridade ou hipossuficiência, sem nada cobrar.

Entidades filantrópicas, beneficentes e de assistência social tem o mesmo objetivo? Sim.

O que é CEAS?

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. É o nome do titulo que pode ser expedido pelo CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social, órgão Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento à Fome, para a entidade que cumprir alguns requisitos legais e o pleitear formalmente.

CEAS é a atual denominação do CEFF –

O que é OSCIP?

É A SIGLA DE Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Trata-se de uma qualificação que a entidade pode pleitear ao Ministério da Justiça, se ela cumprir os receptivos requisitos legais. Ela tem a natureza jurídica de associação.

Uma vez assim qualificada ela poderá firmar “Termo de Parceria” com o Poder Público, o que lhe permitirá receber recursos para a realização de projetos sociais.

O que é OS?

É a sigla de Organização Social. Trata-se uma de uma qualificação que a entidade pode pleitear aos estados e municípios, se ela cumprir os requisitos legais. É uma associação. Uma vez assim qualificada, ela poderá firmar “Convênios” com o Poder Público, o que lhe permitira receber recursos para a realização de projetos sociais.

O que é a qualificação?

É uma das formas pelas quais o Poder Público reconhece e diferencia oficialmente uma entidade que está habilitada ao exercícios de uma função.

O que é um título?

É o sinônimo de qualificação.

O que é utilidade pública?

É um título concedido pelo ente político por meio do qual ele reconhece e declara oficialmente que uma entidade desenvolve atividades em beneficio da coletividade que, a principio, deveria ser por ele realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com