TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o serviço social

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

 DACIMAR DE SOUZA VIEIRA 371131157, EDILEIDE FERREIRA BASTOS 409081004, HELLEN FERNANDA MATOS DOS SANTOS SOUZA 405141084,

MARIA ROSELI BARBOSA 409141048

ATIVIDADE I

PRÁTICA EM SERVIÇO SOCIAL

NOVO HORIZONTE-BAHIA

2014

DACIMAR DE SOUZA VIEIRA 371131157, EDILEIDE FERREIRA BASTOS 409081004, HELLEN FERNANDA MATOS DOS SANTOS SOUZA 405141084

MARIA ROSELI BARBOSA 409141048.

ATIVIDADE I

PRÁTICA EM SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado à disciplina de Prática em serviço social do curso de Serviço Social da Universidade Salvador - UNIFACS EAD para compor nota da atividade 1, sob orientação das ProfGilmara Oliveira.

                                      NOVO HORIZONTE-BA

                                                   2014

[pic 2]

Universidade Salvador – UNIFACS

Núcleo de Pesquisas e Projetos de Educação a Distância – NUPPEAD

Curso de Serviço Social

Disciplina: PRÁTICAS EM SERVIÇO SOCIAL I

Profª Gilmara Oliveira (docente)

Profª Isadora Cardoso (tutora)

ATIVIDADE ORIENTADA 1

Prezada(o) Discente, saudações de paz!

OBJETIVO DA ATIVIDADE

  • Analisar o contexto societário compreendendo a inserção do Serviço Social como profissão acadêmica e regulamentada;
  • Identificar elementos da história do Serviço Social;
  • Realizar uma análise crítica sobre a regulamentação da profissão e o símbolo que representa a profissão de Assistente Social;
  • Identificar espaços sócio-ocupacionais de atuação da categoria profissional;
  • Utilizar a pesquisa para ampliação do conhecimento sobre a história do Serviço Social no Brasil.

ORIENTAÇÕES

  1. Estudar o material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  1. Formar grupos de 03 pessoas. Deverá ser adicionado os nomes dos componentes do grupo. O esquecimento é de responsabilidade da equipe e o membro não contemplado ficará sem a nota da atividade.
  1. Uso das normas Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) para elaboração de trabalhos acadêmicos, disponível no portal do estudante. Vê normas ABNT e material modelo disponível no AVA. Fonte Arial ou Times, tamanho 12, centralizado, espaçamento entre linhas 1,5.
  1. Atividades com plágio e/ou copiadas de ouros colegas, serão zeradas.
  1. Observem o prazo para a postagem da atividade. Os prazos não serão prorrogados.
  1.  Aulas: 1, 3, 7 e 8.
  1. Texto: Guia básico: Assistente Social (Conselho Federal de Serviço Social – CFESS)

QUESTÃO DA ATIVIDADE

  1. O que é o Serviço Social? Comente de acordo com os conteúdos estudados na aula 1.

    É uma profissão de nível superior, possui um caráter histórico, social, político, cultural e econômico onde graduam homens e mulheres exercendo seu papel como Assistente Social e para isso é necessário que o graduado apresente seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social CRSS do estado onde pretende atuar profissionalmente.

    Um assistente social trabalha com base nos princípios que orientam a profissão atendendo as necessidades sociais da população buscando diminuir as desigualdades sociais através de instrumentos científico multidisciplinares, pesquisas e análises da realidade social, também na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social, assim reconhecendo igualmente os direitos de cada um.

  1. Como surgiu o Serviço Social no Brasil? Quando e onde surgiu a primeira escola de Serviço Social? Observe os conteúdos da aula 3.

   O Serviço Social surgiu no Brasil em 1930 através da influencia da igreja católica  sendo o principal  motivador o CEAS (centro de estudos e ações Social) que  tinha por objetivo fundar   a primeira escola  de Serviço Social no Brasil. E isso foi possível  graças a dois integrantes  do CEAS Albertina Ferreira Ramos e Maria keihe que   partiram  para Bruxelas para cursar Serviço Social. E com isso em 1936, fundaram em São Paulo inspirada pela ação católica e pela ação Social, a primeira escola de Serviço Social.

  1. O Serviço Social possui um símbolo que representa a profissão os quais tem elementos com significados políticos ligados a profissão. Qual o símbolo e quais seus significados? O que o grupo acha sobre essa representação? Pesquise a respeito.

    O símbolo que representa curso de Serviço social é a balança com tocha de fogo com significado de justiça social, simbolizando que pelo amor e pela verdade tudo pode ser vencido.

Já este símbolo em partes possui outros significados:

 - Turmalina verde (Pedra Preciosa) simboliza a esperança, a sinceridade e representa a profissão.

 - O fogo representa o conhecimento

 - balança o equilíbrio social.

 

     O símbolo do curso de serviço social representa aquilo que o profissional deve seguir e agir na sua carreira profissional, pois o assistente social precisa agir com sinceridade, acolhendo ao individuo que precisa acreditar  em si e resgatar as raízes  originais do seu potencial humano, fornecendo meios de integração e humanização dentro da justiça social ou seja, uma garantia ou direitos. Comprometendo ser, humano, sensível e atento as questões sociais, fazendo da escuta, da observação e da intervenção há seis  instrumentos  de trabalho  defendendo os outros e emancipação  da população, contribuindo  para a construção  de uma sociedade mais  justa , igualitária e menos excludente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com