TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O serviço social na contemporâneas

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

O serviço social na contemporaneidade

1 Parte : O trabalho profissional na contemporaneidade

A autora enaltece a participação da “classe” nos acontecimentos políticos importantes das décadas de 80 e 90, e sublinha os assistentes sociais como peças participativas no processo de democratização do país.

Marilda se utiliza dessa relação histórica para mostrar num contexto sociopolítico, as vertentes de trabalho, e a apresentar as formas de inserção da profissão na atualidade.

Apresentar três pontos importantes na relação do serviço social e sua execução nesses “novos tempos” e seus desafios. O primeiro é o conceito de se desvencilhar da burocracia e rotina, que transformam o trabalho do assistente social em uma mera relação emprego-salário. O segundo é colocar o trabalho como forma de especialização, com aprimoramento constante. E o terceiro é tratar como um trabalho de influencia na produção da vida social, impactando diretamente nas condições de quem vive do trabalho.

Quando se refere a questão social, à qual define como “conjunto de expressões da desigualdade da sociedade capitalista madura“, Marilda mostra a inserção do trabalho dentro deste contexto, onde torna-se mais amplamente de cunho social, pois os frutos do trabalho coletivo são monopolizados por uma minoria, em contrapartida recursos são minimamente aplicados nos serviços sociais destinados a maioria trabalhadores e geradores de renda. Diante desse cenário o profissional que atua no setor publico, vive em uma linha tênue, ou seja, tem de oferecer os serviços sociais, para tentar adequar a qualidade de vida do individuo à um patamar satisfatório, mesmo com recursos escassos , pois para o contratante, o trabalhador tem de gerar mais com mínimo possível.  

Ao entrar no âmbito das politicas sociais publicas, a autora salienta a degradação na qual o sistema de serviço social publica esta envolvida. Os assistentes sociais trabalham nas variadas expressões cotidianas, setor habitacional, saúde, nos serviços públicos, etc. Onde convivem com a conturbada relação de cada vez menos recursos são investidos no setor pelo governo, contrapondo ao estado de pobreza de uma parte cada vez maior da população.    

O governo por sua vez atribui a culpa pela falta de investimento nas politicas sociais, a própria classe trabalhadora, por de qualquer forma que manifestada, é garantida e efetivada apenas com o costeiro  dos próprios beneficiários, ou seja dos trabalhadores assalariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com