TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORCAMENTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: ORCAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Desenvolvimento das atividades ..............................................................................4

3 Definições teóricas ...................................................................................................7

3.1 O papel da auditoria no processo de identificação de falhas nas empresas.........7

3.2 A diferença entre anditoria interna e auditoria externa.........................................11

3.2.1 Auditoria interna................................................................................................11

3.2.2 Auditoria externa...............................................................................................12

3.3 O papel da controladoria no processo de decisção financeira.............................13

3.4 Os benefícios do planejamento tributário no caso em questão............................17

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho que iremos desenvolver traz o tema: O Orçamento Empresarial, ondeapontaalgumas dificuldades da empresa Controlando Tudo Ltda. Com base nas informações que nos foram dadas, esta empresa acabou de passar por uma auditoria e está buscando corrigir as falhas apontadas. Por meio do controle interno e constante das operações, iremos buscar soluções juntamente com a contabilidade, através de um planejamento tributário edecidir sobre o melhor regime de tributação para o PIS/COFINS nesta empresa. Falaremos também sobre a importância da auditoria interna e externa; sobre o papel da controladoria e os benefícios do planejamento tributário,como garantia na continuidade do negócio empresarial.Esse trabalho será de grande importância para exercitar nossas habilidades e fixação dos conhecimentos adquiridos nesse semestre.

2. Desenvolvimento das Atividades

A empresa Controla Tudo Ltda. Está diante de uma difícil decisão em uma de suas filiais que envolve basicamente uma decisão tributária e uma decisão financeira. Ambos os problemas estão sendo submetidos nesse momento à nós, que imbuídos dos conhecimentos adquiridos no curso poderão nos ajudar a tomar a melhor decisão. Mais antes existem questões contábeis a serem discutidas como segue:

A primeira questão se refere a um possível erro contábil que devemos corrigir. Vejamos o balanço de a empresa demonstrado a seguir:

RESUMO DO BALANÇO PATRIMONIAL LEVANTADO EM 31 DE DEZEMBRO DE X1.

Pela análise do balanço a empresa não possui caixa suficiente para pagar seus fornecedores, porem nos parece que existem erros contábeis a serem corrigidos. A lista de duplicatas levantada pela auditoria é a seguinte:

• A seguir, faremos os ajustes necessários e levantaremos um novo balanço demonstrando a situação correta da empresa.

RAZONETES

• Devido a empresa ter passado por um processo de auditoria, verificou-se que a legislação relativa exclusivamente ao ramo de sua filial, permite o regime tributário do PIS/COFINS como não cumulativo. Atualmente a empresa contribui pelo regime cumulativo.

Os únicos impostos para fins didáticos que serão considerados são: ICMS sobre compras 12% e vendas 18% e as alíquotas do PIS e COFINS que iremos pesquisar. A empresa comprou exatamente o valor dos custos que precisava para vender.

• Com base nos dados a seguir, apresentar os cálculos pelos dois regimes tributários e justifique qual regime apresenta uma melhor opção para a empresa.

Depois de indicar a melhor forma de tributação, considerar que a empresa efetuou essa venda em dezembro/X1 á vista; levantar um novo balanço em dez/X1.

3. Definições Teóricas

3.1 O papel da auditoria no processo de identificação de falhas e / ou oportunidades na empresa

O objetivo principal da auditoria, independentemente de ser ou não interna, ou seja, o mesmo objetivo vale para a auditoria externa, é o de se determinar e avaliar a confiabilidade das demonstrações financeiras e dos registros contábeis que deram suporte a essas demonstrações em um determinado período financeiro. Esse é o principal objetivo da auditoria.

Ao realizar o processo de auditoria, o auditor pode encontrar nesses relatórios certos erros ou fraudes. Mas a detecção de fraudes ou erros não é o objetivo principal da auditoria. Ela compõe um objetivo secundário da auditoria, ou seja, deriva do objetivo principal. A busca por esses objetivos requer um trabalho profissional e um processo de atualização constante por parte dos profissionais auditores que devem primar pelo profissionalismo e pela competência no exercício de sua profissão. Como diz o slogan do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (INSITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, 2012),

É importante se destacar que embora nos pareçam iguais em termos de conseqüência os termos acima possuem conceitos diferentes para fins de auditoria. Como se pode ver a seguir:

a) fraude -é o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; e

b) erro -é o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com