TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO DE NEGÓCIO

Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO DE NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 18

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Curitiba

2013

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de “Produção Textual Interdisciplinar em Grupo”.

Profa. Tutora Orientadora: Regina Borges

Curitiba

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1.DESENVOLVIMENTO DE TABELAS 6

2.1.1.Tabela de Receitas Previstas 6

2.1.2 Tabela de Orçamento de Custos 7

2.1.3Orçamento das Despesas Operacionais 7

2.2.PROJEÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES 8

2.2.1 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 8

2.2.2 Balanço Patrimonial 10

2.2.3 Fluxo de Caixa 12

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1. INTRODUÇÃO

Atualmente observa-se no cenário econômico;diante da incerteza dos fatos e acontecimentos e da altíssima competitividade no mercado;que as empresas estão cada vez mais necessitando; em caráter de extrema importância; buscar alcançar os seus objetivos através de um processo de gestão organizacional claro e eficiente e objetivo.

Ressalta-se que estes fatos devem-se às constantes mudanças que estão ocorrendo no mundo dos negócios, principalmente muitas destas produzidas pela globalização, os quais estes estão exigindo das empresas cada vez mais aprimoramentos nos seus processos de planejamento, avaliação e controle.

Para tanto, a evidenciação em relação à importância de diferenciais nas gestões organizacionais tem demonstrado às empresas as vantagens de um bom planejamento de suas atividades.

Mas estas comprovações são recentes?

Em seu estudo sobre orçamento, Moreira (1992, p.64) cita que a gestão organizacional tem evoluído em termos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX, proporcionando diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional.

Este autor menciona também alguns dados relevantes e de “personagens” que marcaram a história, como se observa a seguir.

O termo orçamento nasceu nos anos 20 do século passado como uma ferramenta de gestão de custos, o qual era usado para estabelecer metas fixas e de planejamento contábil para o futuro.

Posteriormente, esse sistema foi aperfeiçoado por Henry Ford, que trabalhava sob a lógica de primeiro produzir grandes quantidades de bens para depois se preocupar com a venda.

Esta ferramenta era vista como uma alternativa fácil e eficiente para se programar operações, controlar desempenho de funcionários e departamentos, enfim colocar em prática o “andamento” da empresa rumo ao alcance das metas previstas.

Em outras palavras, os orçamentos são planos feitos para o futuro e, como tais, exigem previsões específicas e relevantes quanto às expectativas de prováveis cenários que a empresa poderá encontrar no ambiente onde ela atua ou pretende atuar, quantificando em termos financeiros os anseios declarados no planejamento estratégico, nos planos táticos e operacionais.

Estas informações foram sendo analisadas com o decorrer dos tempos e permitiu-se averiguar que garantiram à contabilidade; que foi talvez a última das disciplinas ligadas à administração; a se utilizar explicitamente de modelos a partir dos dados primários existentes no sistema contábil de informação.

Aplicaram métodos quantitativos, não apenas em suas áreas de atuação, mas aos dados do sistema de informação contábil e financeiro.

Historicamente, também, merecem menção algumas aplicações operacionais que fizeram uso de métodos quantitativos e que, em alguns casos, propiciaram a criação de certas metodologias quantitativas. Em outras palavras, ressalta-se que, as peças orçamentárias de uma empresa são fundamentais, na contribuição da gestão através de seus orçamentos operacionais e financeiros, através dos tempos na articulação e implementação dos mesmos objetivos.

Mais tarde, com o aparecimento da administração científica, houve um grande avanço na aplicação do orçamento empresarial, que vinha sendo considerado um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa.

Um destes avanços refere-se à necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade, com isso as empresas procuram assegurar o atendimento de seus objetivos - continuidade, expansão e lucratividade.

Este se aplicado de forma eficiente, proporciona uma base sólida de informações que auxiliam os gestores no controle dos custos, na incrementação das receitas, que serão estabelecidos para cobrir todas as áreas da empresa.

Diante do estudo da base do tema Orçamento Empresarial, o presente trabalho orienta-se pela análise do desenvolvimento de tabelas de receitas previstas de uma determinada empresa, considerando-se o orçamento de vendas de três produtos (A, B e C), além de se analisar as projeções das demonstrações do Resultado de Exercício, do Balanço Patrimonial e do Fluxo de Caixa mensal relativos aos 6 meses de orçamento.

Ressalta-se também que o estudo enfocará a análise da tabela de Orçamento de Custos e das Despesas Operacionais.

Esta problemática em geral visa a detalhar através das ferramentas apresentadas no orçamento empresarial uma visão mais concreta dos dados na importância do orçamento na gestão financeira.

Objetiva-se de maneira geral neste, ressaltar a importância do orçamento na gestão financeira de maneira prática. Já especificamente neste, objetiva-se refletir a partir da prática da problemática apresentada sobre a importância do Orçamento Empresarial;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com