TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO PÓS PANDEMIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL ALEGRIA DO SABER

Por:   •  13/7/2022  •  Monografia  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED4602)

Estágio Supervisionado I

30/06/2022

OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO PÓS PANDEMIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL ALEGRIA DO SABER

Autor: Rayane Filgueira Carvalho

Doberto Assunção Costa

Tutor externo: Nome do Orientador[1]

RESUMO:O estágio supervisionado curricular é uma fase imprescindível na formação pedagógica, uma vez que fomenta meios necessários e adequados para a aquisição e conhecimentos teóricos e prático. Nestes trabalhos, será demostrado algumas recomendações de estudiosos e pesquisadores sobre tal prática, sendo eles Tardif (2002) e Oliveira (2006) quem vem embasar teoricamente todo o processo de construção da pesquisa. No desenvolvimento do trabalho será apresentado a metodologia, observações, características do lócus, funcionários e planos de aulas.

Palavras-chave: Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Covid-19.

 1 INTRODUÇÃO[a] 

O Estágio curricular supervisionado I será realizado na modalidade Educação Infantil, que será direcionado pela área de concentração Metodologias de ensino e aprendizagem na escola de ensino infantil Alegria do Saber, considerando a temática os desafios do professor mediante o período pós-pandemia.

Atualmente, o ensino voltou a ser presencial, mas o que se observa é o desafio que os professores vêm enfrentando desde o início das aulas, em todas as áreas e modalidades de ensino. E se tratando do ensino das crianças da educação infantil, as aulas de modo presencial esta realidade não está muito obstante, há desafios dentro do contexto de socialização entre os alunos, bem como a falta de participação nas aulas. Agora, é preciso modificar esses hábitos e voltar a realidade do ensino presencial buscando introduzir o aluno a sua nova rotina após dois anos de afastamento social.  

Este trabalho tem como objetivos fundamentais de: Analisar os desafios do professor de educação infantil na escola alegria do saber; bem como, incentivar a participação nas aulas e interação com os colegas de turma, propor atividade de socialização; além de adquirir conhecimentos para aprimorar nossas aulas.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA[b] 

Tivemos uma jornada desde dezembro de 2019 até o fim do ano de 2021, o qual foi um período de distanciamento social devido à Pandemia do COVID-19. Foram momentos de crise, perdas e dores, que, apesar das mazelas, foi momento de mudanças e novos saberes, lições e adaptações diante da educação. E passando por todos esses momentos que trouxeram a pandemia, e juntamente com ela o Ensino Remoto Emergencial (ERE), este trabalho busca fundamentos teóricos para os desafios que o pedagogo irá enfrentar neste retorno as aulas presenciais e ao nosso “novo normal”.  

Segundo Celeste e Kobayashi (2020, p. 4):

[...] situação emergencial, como ocorre frente a catástrofes que impõe a necessidade emergencial de se retomar os processos educacionais escolares que, inicialmente, foram concebidas presencialmente. [...], temos a Educação Remota Emergencial e Educação Remota Intencional como a resposta que demos a uma situação inusitada e emergencial. Entretanto a falta de infraestrutura e de capacitação docente para executar tal empreitada leva frequentemente à recusa de cogitar a sua implantação, fato reiterativo quando ocorrem nas grandes catástrofes como guerras, furacões, enchentes e pandemias, o que requer a tomada de situações emergências, não planejadas, [...]. Finalmente, constatando-se o longo tempo de isolamento social que a emergência sanitária exigiria, gradativamente passou-se a pensar nas possibilidades concretas de execução de educação básica pública em outras modalidades como no caso das ações a distância mediadas por várias formas de tecnologias.

Para muitos educadores, este momento de ensino remoto, devido ao momento de distanciamento, foi conturbado, muitos não conseguiram se adaptar a esta realidade pandêmica devido à falta de formação na utilização de ferramentas e tecnologias digitais, outros por não se adaptarem a aulas a distância e, até mesmo, na dificuldade de correção e acompanhamento dos estudos dirigidos e cadernos de atividades.

Ainda assim, com o retorno as aulas presenciais, muitos transtornos vêm ocorrendo. A falta de interação trouxe alunos desacostumados a conviver socialmente, a interagir em sala de aula. Há ainda os casos de transtornos emocionais que foram causados devido ao isolamento, como a ansiedade e dificuldade de estabelecer comunicação e relação sociais.

Perante isso, entende-se que o estágio supervisionado vem criar o ambiente propício para obtenção das informações necessárias para que o pedagogo em formação venha obter subterfúgios para possíveis problemáticas existentes na educação infantil, bem como as habilidades necessárias para fazer a intervenção e obter o direcionamento adequado para solução de dificuldades. Alguns teóricos, tais como Lima (2004), sublinham que somente a partir da vivência de estágio que o graduando possui vivencias reais com dificuldades e possibilidades de adaptação a todo e qualquer tipo de situação, quer seja de ambiente, quer seja de relações interpessoais.  Segundo Oliveira (2006, p. 19):

A ausência de um projeto integrador de curso provocava situações desde a subestimação da presença do estagiário na escola, como a destinação do mesmo ao cumprimento somente de tarefas manuais e burocráticas, entre elas: apontar lápis, reproduzir cópias de provas no mimeógrafo, acompanhar alunos ao banheiro [...].

Então, compreendemos que o momento de experiência dentro da escola, interagindo diretamente com funcionários e alunos, produz saberes, informações e capacidades que apenas a teorização em sala de aula não seria suficiente para formação de um bom pedagogo.

3. METODOLOGIA

O Estágio Curricular Supervisionado I será realizado na educação infantil através de pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, bem como, de tipologia pesquisa-ação, a qual terá como lócus a Escola Municipal de Educação Infantil Alegria do Saber, cuja instituição está localizada no munícipio de Mocajuba, na região do Baixo-Tocantins do estado do Pará. Desta forma, estes dados serão propícios para observar as práticas pedagógicas e regência na área de Pedagogia. Destarte que este Projeto de Estágio terá abordagem qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (161.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com